Há ainda possibilidade de um lote suplementar de até 15%, ou 7.374.900 ações. Nesse caso, ainda considerando o meio da faixa indicativa, a oferta total subiria para R$ 723,7 milhões
A varejista Track & Field definiu entre R$ 10,65 e R$ 14,95 a faixa indicativa de preços na sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Considerando o meio da faixa indicativa, de R$ 12,80, e o número de 49.166.000 ações da oferta base, a operação pode movimentar R$ 629,324 milhões.
Há ainda possibilidade de um lote suplementar de até 15%, ou 7.374.900 ações. Nesse caso, ainda considerando o meio da faixa indicativa, a oferta total subiria para R$ 723,723 milhões.
A oferta será primária, quando os recursos vão para o caixa da empresa (19.718.000 ações, ou R$ 252,390 milhões considerando o meio da faixa indicativa); e secundária, quando acionistas atuais vendem parte de suas fatias (29.448.000 ações, ou R$ 376,934 milhões).
A precificação do IPO deve ocorrer no dia 22º de outubro. A companhia será negociada no Novo Mercado da B3 sob o ticker ‘TFCO4’.
Os principais acionistas vendedores são os fundadores Frederico Wagner, Ricardo Rosset e Alberto Dominguez Von Ihering Azevedo, que têm cada uma fatia de 30,12% das ações PN e podem reduzir para até 5,01% cada, se for exercido o lote suplementar.
A Track&Field está estreando um novo modelo de governança no mercado brasileiro, conforme mostrou o Valor. Suas duas classes de ações têm direito a um voto, mas as preferenciais tem um direito econômico 10 vezes maior que o direito econômico das nossas ações ordinárias. Isso significa que elas recebem 10 vezes mais dividendos. Na prática, isso permite à companhia emitir um décimo da quantidade de ações preferenciais do que seria necessário para que os investidores tenham direito ao valor econômico correspondente a 10 ações ordinárias.
Tal como acontece nas formatações americanas, a estrutura escolhida pela Track & Field tem o objetivo de manter o poder de decisão com os três fundadores.
A Track & Field tem 234 lojas, sendo 197 franquias e 37 próprias, e venda on-line de artigos esportivos e de praia. A companhia também realiza eventos, como corridas de rua. O crescimento no número de lojas na última década foi principalmente por meio de abertura de novas franquias.
Teve receita líquida de R$ 79,532 milhões no primeiro semestre deste ano, com queda anual de 30,2%. O resultado líquido foi um prejuízo de R$ 1,947 milhão, revertendo lucro de R$ 13,616 milhões em igual período do ano anterior.
A companhia pretende utilizar os recursos líquidos obtidos por meio da oferta primária para pagamento de dividendos já declarados (57%); pagamento antecipado de contrato financeiro (15%), basicamente uma dívida de R$ 30 milhões com o Itaú BBA; investimento na plataforma de wellness (13%); investimento em inovações tecnológicas (10%); e investimento na cadeia de produção e no centro de distribuição (5%).
A operação é liderada por BTG Pactual, Bank of America, Itaú BBA e Santander.
Fonte: Valor Investe