A influência de se trabalhar com amigos pode ser mais positiva do que se imagina. Essa relação pode trazer benefícios em termos de produtividade e não perda de foco, como mostra pesquisa publicada num artigo da Harvard Business Review, que foi divulgado pela Época Online.
O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Rutgers University, de New Jersey (EUA), com funcionários de uma empresa de seguros que estimula os funcionários a se conhecerem e se relacionarem por meio de uma série de políticas internas. Uma delas permite, por exemplo, que eles troquem de posições com seus colegas de forma temporária e trabalhem com equipes diferentes frequentemente.
O que descobriram?
Que ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabaram se tornando amigos – aumenta de forma significativa a produtividade dos funcionários. Uma das razões é que as pessoas buscam em seu dia a dia, antes de tudo, conselhos.
Pedir ajuda para amigos é mais fácil
Se você tem amigos na empresa, é mais fácil pedir ajuda sem aquele medo de ser julgado ou visto como um funcionário ruim. Além do mais, ter amigos na empresa – ainda mais quando eles trabalham em outras áreas e departamentos – dá acesso a informações internas, que não estariam acessíveis caso não existissem tais conexões. Outra razão pode ser puramente moral: funcionários que são amigos próximos relataram estar de bom humor de forma mais frequente, o que pode impactar diretamente um melhor desempenho.
O custo da amizade
A pesquisa, porém, não ignora que toda e qualquer amizade tem um custo. No caso do ambiente de trabalho, o maior talvez seja a distração. E ela pode causar um efeito contrário ao aumento da produtividade: interromper discussões para falar de assuntos pessoais ou prolongar cafezinhos para socializar pode levar a desperdício de tempo e menos foco.
Exaustão emocional é maior
A pesquisa também apontou que ter mais amigos no trabalho desencadeou uma alta taxa de exaustão emocional, já que é necessário dispender mais energia e atenção para cultivar amizades. Ou seja, os pesquisadores notam o fato de que a amizade pode, sim, ser fonte maior de estresse, principalmente quando o que está em jogo são promoções ou benefícios a um só dos lados. No final das contas, tudo é uma questão de equilibrar – e focar naquilo que faz bem.
Método da pesquisa
Os pesquisadores pediram que cada funcionário da seguradora listasse nomes de até 10 colegas a quem eles recorrem para realizar algum trabalho ou superar desafios. Depois, pediu que eles listassem o nome de até 10 colegas que consideram amigos – ou com quem têm uma proximidade maior. A partir daí, eles conectaram todas as listas formando uma rede profissional dentro da organização.
Os pesquisadores também levantaram questões sobre cansaço e exaustão no trabalho e como é o ambiente dentro da empresa para trabalhar. Depois de seis semanas após o estudo, os pesquisadores ainda pediram que os gestores preenchessem uma avaliação de desempenho de seus funcionários.
Reunindo todos esses dados, os pesquisadores examinaram como a dinâmica de relacionamento na empresa afeta o desempenho, influencia o surgimento do burnout (exaustão) e se o ambiente é positivo ou negativo.