Por Redação | O número de marcas presentes nos shoppings centers do país aumentou 35% nos últimos dez anos. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) com a AGP Pesquisas, cerca de 25 mil marcas estão presentes nos centros de compras. Há dez anos, em 2014, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez, eram 18,4 mil.
“Esse crescimento reflete o dinamismo e a capacidade de adaptação do setor às mudanças de mercado e às preferências dos consumidores”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce, na apresentação da nova edição do estudo, que coletou dados entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano.
Alimentação é a categoria mais presente nos shoppings, com participação de 18% – mais de 4,4 mil marcas -, ocupando um lugar que há dez anos era da indústria de vestuário, que agora está em terceiro, ligeiramente atrás do segmento de serviços e conveniência.
O estudo mostra ainda que as 50 marcas mais presentes nos shoppings representam 17,5% do total de lojas. Dessas 50, 36 marcas são franquias. A primeira colocada no ranking geral, em quantidade de lojas em shoppings, é O Boticário (com 76% de penetração), seguida por Cacau Show e Americanas. Em quarto lugar aparece a Vivo e, em quinto, a Chilli Beans.
“Os dados também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja”, observa Humai, em nota.
Fonte: Valor Econômico