Com dois anos de existência, uma marca de tortas de estilo caseiro ganhou espaço entre grandes competidores do mercado de congelados. A Helpie, de São Paulo, conta com mais de 200 pontos de distribuição e prevê um faturamento de mais de R$ 1,3 milhão neste ano.
A oportunidade foi visualizada quando Felipe Rota levou tortas feitas pela mãe para uma happy hour da empresa em que trabalhava. Foi um sucesso. A empreitada começou no apartamento de Rota e sua namorada, com três sócios no total.
Entre os recheios diferentes oferecidos, estão abóbora com bacon e gorgonzola, carne de panela com cerveja escura e cheddar, creme de brócolis com manjericão, palmito fatiado e parmesão, e pernil desfiado com molho barbecue.
Investimento inicial de R$ 47 mil
Em seis meses, já era necessário um espaço maior: uma cozinha industrial foi montada em 40 m² no Jabaquara (zona sul de São Paulo) com um investimento de R$ 47 mil.
Com o pedido de comercialização dos produtos na rede de supermercados Pão de Açúcar, foi necessário ampliar a produção.
A entrada de mais um sócio deu fôlego financeiro para investir em mais equipamentos e na instalação de uma fábrica em um galpão de cerca de 300 m² em Itapuí (SP), onde vive a mãe de Rota.
Com nove funcionários e a mãe, gerente, de lá saem hoje 12 mil tortas por mês, que mantêm as características artesanais e são fechadas a mão.
Venda só em São Paulo
Após algumas tentativas de venda direta ao consumidor, a empresa optou por apenas um tamanho de torta e comercializá-las congeladas e em pontos de venda, como os supermercados St Marche, Pão de Açúcar e Extra, em São Paulo. Cada torta possui 625 g e custa entre R$ 25 a R$ 30.
Pretendem implementar sabores sazonais, seguindo um preceito sustentável de trabalhar com produtores locais (atualmente, as parcerias são feitas com produtores de Itapuí e região) e ingredientes da estação.
Também planejam vender pela internet, com pacotes de entrega agendada e frete grátis.
Diferenciação é chave para público premium
Um negócio bem construído, DNA forte e uma história contada de boa maneira fortalecem a marca Helpie. Segundo a consultora do Sebrae-SP, Karyna Muniz, o negócio se destaca por estar alinhado com as principais tendências de consumo e em constante conversa com o cliente, seja no site ou nas redes sociais.
A questão de trabalhar produtos diferentes, recheios fora do padrão e alguns que investem na linha saudável, como é o caso da massa integral com recheio de vegetais, é um ponto a ser explorado. “Talvez valha investir em mais produtos integrais, uma linha fit ou sem glúten”, diz ela, apontando que o consumidor premium é mais preocupado com saúde e forma física.
Uma observação que vale para quem quer trabalhar com alimentos é de que a informação de peso e rendimento de cada torta (para quantas pessoas) ajuda o consumidor a decidir a compra. “Investir em porções individuais ou para duas pessoas também é uma sugestão”, diz Karyna.