Mesmo após compreender o que é um marketplace, muitos empreendedores ainda têm dificuldade em compreender os benefícios desse modelo de venda.
Essa dúvida costuma ser rebatida com argumentos que mostram as vantagens de anunciar em grandes redes varejistas. Mas, curiosamente, pouco se fala sobre os efeitos práticos que essa estratégia traz para qualquer loja virtual.
Um destes efeitos colaterais merece ser observado mais atentamente: o aumento do ticket médio.
No conjunto de métricas de um comércio eletrônico, esse indicador é tão relevante quanto a quantidade de pedidos recebidos.
A explicação é simples: não adianta vender mais se o lucro marginal (unitário) é baixo demais.
Na maioria dos e-commerces, este é um equilíbrio instável: um preço muito alto pode espantar clientes e prejudicar as vendas. No contraponto, valores muito baixos podem comprometer a rentabilidade do negócio.
O ajuste dessa conta também é pressionado por fatores como: concorrência, custos operacionais, contexto econômico, sazonalidades, entre outros.
Felizmente, por meio dos marketplaces é possível contornar mais facilmente essa questão.
Ao anunciar em grandes varejistas como Americanas, Casas Bahia, Walmart e Mercado Livre, você pode buscar um preço médio mais elevado que a média do mercado, influenciando diretamente o desempenho da sua loja.
Benefícios dos marketplaces para elevar o ticket médio
Há uma série de fatores que permitem aos lojistas que vendem em marketplaces ampliar o ticket médio nas vendas. Veja abaixo:
Menor concorrência: a disputa de mercado entre lojistas tende a ser menor nos marketplaces em relação a canais como sites de classificados ou os e-commerces independentes. Em alguns casos você pode ser até mesmo um fornecedor exclusivo. Isso evita a guerra de preços, favorecendo as margens de lucro.
Clientes qualificados: muitos consumidores confiam apenas nas grandes redes varejistas na hora de comprar itens de maior valor agregado. Aspectos como a segurança de dados pessoais, SAC bem estruturado e avaliações positivas também atraem esse público, que acaba aceitando pagar mais.
Mais meios de pagamentos: muitos clientes não conseguem efetuar compras de alto valor pagando à vista. Por isso, é importante disponibilizar a opção de parcelamento e o acesso a múltiplos meios de pagamento. Isso está disponível para o lojista que vende nos marketplaces sem qualquer custo extra.
Serviços complementares, como garantia estendida: itens mais caros também motivam os clientes a adquirirem produtos com garantia estendida. Boa parte dos marketplaces brasileiros disponibilizam essa opção aos consumidores, gerando uma motivação extra para a concretização da compra.
Táticas para ampliar o ticket médio
A venda em marketplaces pode ser associada a outras técnicas para ampliar o ticket médio da loja virtual. Veja alguns exemplos:
Comércio de produtos exclusivos: uma maneira de se destacar perante a concorrência é investir na venda de itens exclusivos. Selecione produtos nos quais você detém o fornecimento exclusivo ou escolha itens que ainda não estejam sendo anunciados nos marketplaces.
Venda em kits ou lotes maiores: outra saída para elevar o ticket médio de uma loja oferecer kits ou produtos em lotes maiores. Isso é muito eficiente para itens de compra recorrente, como cosméticos.
Overdelivering: o e-comemrce pode se destacar nos marketplaces oferecendo vantagens extras para o consumidor, como uma embalagem customizada ou brindes. Além de gerar fidelização, isso pode incentiva o cliente a escolher determinada empresa para fazer a compra, mesmo que o custo seja maior.
Conclusão
Um bom canal de venda tem efeito direto sobre o ticket médio da loja online.
Ao investir nos marketplaces é possível garantir uma vantagem competitiva no curto prazo.
Mais do que ampliar a quantidade de pedidos recebidos, as grandes redes varejistas permitem a venda de itens com maior valor agregado.
Esse benefício pode ser amplificado com a adoção de práticas que otimizem a performance nesses canais.
Assim é possível obter uma boa performance sem perder clientes ou tornar o negócio vulnerável.
Fonte: Administradores