Após 20 anos representada pela Alpargatas no Brasil, a Timberland, pertencente ao grupo americano VF Corporation, começou a sua operação direta no país em janeiro. Peter Von Unger, diretor da Timberland para América Central e América do Sul, disse que a Alpargatas fez um bom trabalho com a marca no país, mas que a Timberland tem um grande potencial de expansão que ainda não foi explorado.
“A Alpargatas fez um trabalho muito bom, mas queremos algo melhor no longo prazo. Existe oportunidade de fazer um trabalho mais segmentado e trazer ao país produtos mais adequados à direção global da marca”, afirmou Unger. Ele disse que a Timberland busca se firmar no mercado global como uma marca de moda urbana e casual, e não apenas de moda esportiva.
Unger disse que o momento econômico no Brasil não é fácil, mas que a VF Corporation pretende testar o mercado brasileiro neste ano para fazer uma expansão mais rápida a partir de 2018.
“A meta é crescer 20% em vendas no Brasil neste ano com a operação direta, mas não sei o quanto poderemos avançar considerando o cenário econômico”, afirmou Unger. De acordo com o balanço mais recente da Alpargatas, nos nove primeiros meses de 2016, as vendas da Timberland somaram R$ 59,98 milhões, com queda de 11,4% comparado ao mesmo período de 2015. O lucro antes de impostos caiu 29%, para R$ 1,2 milhão.
Até setembro, havia no país 19 lojas da Timberland, sendo 14 unidades de franquia e cinco lojas pertencentes à Alpargatas – essas últimas foram fechadas no quarto trimestre. Neste ano, a marca começou a operação com 13 lojas de franquia no país e vendas em mais 3 mil lojas multimarcas.
A meta da companhia é chegar a 2020 com 65 lojas, entre unidades próprias e franquias, e atingir o dobro da receita atual. A empresa também prevê a abertura de um site de comércio eletrônico local, no segundo semestre.
Henrique Dias, gerente comercial e responsável pela operação brasileira, disse que esse crescimento virá com a ampliação de lojas e o aumento da oferta de produtos, agora com foco maior em moda casual.
Fundada em 1952 no Estado de Massachusetts, Estados Unidos, a Timberland começou como uma fabricante de roupas e calçados voltados para a prática de atividades ao ar livre. A marca ficou muito conhecida na década de 70, quando lançou a “Timberlander”, uma bota de couro e solado de borracha totalmente impermeável, que teve bastante aceitação, principalmente em países de inverno rigoroso. A “bota amarela” ainda é um ícone da marca, mas em anos recentes a companhia tem investido mais em roupas, acessórios, sapatos e tênis para uso casual.
Neste ano, a Timberland aumentou em 155% o número de linhas de produtos, para incluir nas lojas as peças de moda casual. Dias acrescentou que 70% da produção é feita localmente com fabricantes terceirizados, sendo sete fabricantes de calçados e quatro de vestuário. As linhas de produtos têm preços que vão de R$ 199 a R$ 1.299.
“Começamos o contato com lojistas em agosto para apresentar a mudança na marca, e a recepção foi bastante positiva. Acredito que a marca já cresce este ano e passa a ter um desempenho mais robusto a partir de 2018”, afirmou Dias.
Globalmente, a VF Corporation não divulgou dados de receita da marca. A receita total da companhia ficou estável nos nove primeiros meses de 2016, chegando a US$ 8,71 bilhões. O lucro líquido caiu 12%, para US$ 809,8 milhões. A VF é dona de marcas como The North Face, Vans, Timberland, Wrangler, Lee e Nautica. No Brasil, tem operação direta com as marcas Vans, Wrangler e Timberland.
Fonte: Valor Econômico