Atualmente, o executivo de TI do setor varejista anda bastante ocupado devido à agenda complexa de atividades. Isso envolve preparar o negócio físico e online para datas especiais como Dia dos Namorados, que no Brasil será em 12 de junho, e consequentemente organizar a infraestrutura tecnológica para grandes picos de vendas.
Entretanto, o Brasil vive hoje um momento complexo na economia e na política, temas que impactam diretamente nas vendas. Se o brasileiro tem pouco dinheiro, ele vai comprar pouco. Segundo o IBGE, o varejo brasileiro amargou uma queda de 4,3% nas vendas de 2015, o pior desempenho do setor deste 2001.
Ou seja, o momento em que o Varejo vive hoje exige das equipes de TI uma profunda sinergia com o negócio. Na visão de Rodrigo Sanches Martins, gerente de TI da Vivara/Etna, 2016 traz o compliance fiscal como maior desafio para a equipe de Tecnologia da Informação. “Como as operações têm uma abrangência nacional, as demandas por adequação às legislações estão no topo do nosso ranking de prioridades”, aponta.
Entretanto, continua o executivo, a Vivara/Etna entende que as ações não devem estar voltadas somente para essas frentes de sustentação. “Para isso, aderimos ao conceito da TI Bimodal, dedicando recursos para desenvolvermos o conceito de inovação para nosso segmento de Varejo”, diz.
Ele explica que as ações visam projetos de alta relevância para o negócio com preferência às rápidas implementações. Por isso, a Vivara/Etna tem investido em frentes como omnichannel, mobilidade e analytics e a ideia é que esses projetos avancem em ritmo acelerado dentro da empresa a fim de proporcionar melhor experiência de compra aos consumidores ao longo de 2016.
Parcerias
Além da pressão do mercado, o Varejo vive também o dilema: inovação versus baixo custo. Sanches conta que mesmo em um período complexo na economia brasileira, a inovação é um ponto muito forte na cultura da empresa e incentivada todos os dias em todas as áreas. “Em tecnologia, fechamos acordos com startups e parceiros para viabilizarmos projetos que impactem positivamente na nossa operação e na experiência do cliente. Estamos viabilizando uma frente de IoT na mensuração de fluxo de clientes nas lojas e identificando comportamentos para proporcionar a melhor experiência de compra”, explica.
Em 2016, o setor de móveis não está vivendo bom período nas vendas e isso levou a varejista reinventar o negócio tornando-o mais competitivo. “Neste momento, estamos liderando algumas ações operacionais que tendem a refletir no modelo de negócio. A TI tem papel central na viabilização desses projetos e vai implementar mudanças significativas no conceito de autosserviço, que está sendo implementado neste momento. Esse passo é estratégico para nós, pois estamos reorganizando áreas importantes como Operações e Logística. Em breve, teremos mais novidades”, conclui Sanches.