25 milhões de idosos ainda são pouco considerados na estratégia do varejo alimentar. Mas pesquisa revela oportunidade
Estudo recente da Sophia Retail mostra que 70% desse público entra em várias lojas até encontrar o que procura. Entre as mulheres, esse percentual chega a 79%. E a maioria do público feminino (65% do total) também considera ir a supermercado um passeio. Os consumidores gostam de observar as novidades e passam bastante tempo dentro da loja, sobretudo nas lojinhas do bairro onde vivem.
A maioria mora com o companheiro (56%) ou com filhos (29%) e 37% ainda trabalha, representando uma parcela importante da população idosa, que tem alguma folga orçamentária. Com produtos “certos”, preço acessível, atendimento amável e, em muitos casos, boas condições de pagamento é possível fidelizar esse público e estimular o consumo de novos itens.
A pesquisa revela também que esse público valoriza etiquetas com letras grandes, ar condicionado com temperatura agradável e funcionários dispostos a dar explicações sobre produtos. É bom lembrar que a população idosa deverá chegar a 37 milhões de pessoas, em 2026.
A pesquisa da Sophia Retail, realizada com o CIP (Centro de Inteligência Padrão), ocorreu em abril de 2016 e envolveu 300 entrevistas online, em parceria com o painel eCGlobal. Foram consultados homens e mulheres, acima dos 60 anos, 53% da classe B, 28% na classe C e 19% da classe A.