De acordo com a Fcontrol, empresa da PayU especialista em soluções antifraude, as transações fraudulentas online com cartão aumentaram 1,32% no T1 de 2016, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a média de perdas efetivas ficou em torno de 0,33%, mesmo patamar de 2015, mas vale destacar que as transações diminuíram em cerca de 11%.
“Mesmo com a redução no número de transações no primeiro trimestre de 2016, os fraudadores continuaram aplicando golpes na mesma proporção do último ano. Por isso, investir em segurança da informação é a melhor solução para os lojistas evitarem ações fraudulentas”, explica Marcos Marins, CEO da PayU.
“Telefonia”, “Eletrônicos” e “Games” foram as categorias mais visadas pelos fraudadores, enquanto “Cosméticos, Perfumaria e Suplementos” apresentaram crescimento no índice. O valor da fraude não é exato, mas a média gira em torno de 70% a mais que o tíquete médio das lojas (que neste período em 2015 foi de R$ 363 e no de 2016 subiu para R$ 409).
A pesquisa também revelou que as regiões com maior concentração de fraudes são o Norte e Nordeste do Brasil, principalmente nos estados do Ceará (13,52%), Tocantins (13,42%) e Pará (7,78%). Ou seja, entre os pedidos realizados no primeiro trimestre de 2016 no Ceará, 13,52% foram tentativas de fraudes.
Nas regiões Sudeste e Sul, os índices de fraude giram em torno de 3,2%. Os estados de Minas Gerais (4,65%), Rio de Janeiro (3,37%) e São Paulo (2,82%) são os que mais sofrem com fraudes no Sudeste. No Sul, os índices atingem Santa Catarina (3,74%), Paraná (3,58%) e Rio Grande do Sul (1,11%), nesta ordem.