Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer quais setores são mais atrativos, não é mesmo? Isso já ajuda o empreendedor a ir na direção certa e aproveitar o embalo do mercado.
Já se sabe que para este ano há grandes expectativas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2017 o faturamento das franquias no Brasil cresceu 8% ante 2016 com receita total de cerca de R$ 163 bilhões.
No entanto, é preciso atenção, pois é importante saber onde investir! Por exemplo, fique atento ao segmento de Moda, que cresceu 7% na comparação anual, e tem tudo para aumentar esse número em 2018. Outro destaque são as franquias de Alimentação que abocanharam um aumento de 6% no ano passado, número impulsionado pelas novidades apresentadas pelas redes.
Valem destacar também novos nichos, lacunas ainda não preenchidas ou saturadas que devam atender uma demanda esquecida, como farmácias de manipulação veterinária, mostrando a diversidade do segmento pet, além de pet shops e clínicas veterinárias. Embora seja um nicho específico, onde é preciso conhecer a fundo os processos, optar por franquias diminui o risco de insucesso.
Como é possível ver, a tendência para o franchising é mesmo o de oferecer produtos e serviços que sejam mais do que novidades, eles precisam, de fato, agregar algo para o consumidor final. Em contrapartida, vale reforçar o quanto o cliente está em busca de novas experiências de consumo e produtos. Além de tecnologias atrelada ao serviço, como totens e aplicativos de auto atendimento, que buscam reforçar uma comunicação de qualidade, muito mais do que o preço. Segundo pesquisa recente do Sebrae-SP o uso novas formas de se relacionar cm o cliente está no radar de quase 60% dos empresários, cifra que salta para 80% entre redes de franquias.
E o uso de tecnologia não pode parar por aí. Leve até a sua franquia o que há de mais novo no mercado, e inclua na base do seu negócio. Vale de tudo: aplicativos, softwares de gestão, marketing digital, mídias sociais etc. O importante é se conectar e ouvir o cliente, mostrando que está realmente atento em oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e diferenciado! Lembre-se que a meta é aumentar o faturamento das franquias em 2018.
Fonte: DCI