Feira dos EUA apresentou produtos gourmet, orgânicos e naturais que atendem público cada vez mais antenado com novidades desses segmentos. Também abordou hábitos de compra
Snacks produzidos à base de beterraba, alga marinha ou couve; tremoço temperado com alho, ervas ou pimenta; refrigerantes produzidos com ingredientes naturais e sem adição de açúcar; sucos com sementes de chia; smoothies com quinoa e aveia. Esses são alguns produtos apresentados pelos 2.500 expositores na Summer Fancy Food 2016. Trata-se de uma das maiores feiras da América do Norte de alimentos e bebidas especiais – orgânicos, livre de transgênicos, sem glúten ou adição de açúcar e conservantes. O objetivo é reunir produtores, distribuidores e importadores de diversos países.
De acordo com os organizadores, o evento é uma das principais portas de entrada para o mercado norte-americano de alimentos gourmet, regionais, orgânicos e naturais. Em sua 62ª edição – que ocorreu de 26 e 28 de junho deste ano na cidade de Nova York (EUA) – contou com a participação de 47 mil profissionais do setor. Para conhecer a nova safra de produtos norte-americanos, um grupo de executivos brasileiros foi convidado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para participar do U.S. Culinary Tour.
Segundo Chanda Berk, diretora do U.S. Agricultural Trade Office (Escritório de Promoção Comercial de Alimentos e Bebidas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o Brasil é o segundo maior mercado na América Latina, depois do México. A executiva afirma que atualmente os Estados Unidos exportam US$ 352 milhões em produtos de alto valor agregado para o País. No Brasil, o mercado de importados desse segmento movimenta US$ 4 bilhões.
“O Brasil é um mercado importante para os Estados Unidos e temos uma estratégia de longo prazo. Este ano, estamos elaborando uma série de ações direcionadas aos mais variados públicos: varejistas, distribuidores de alimentos, operadores de foodservice, líderes de opinião, mídia e consumidores finais”, explica Chanda ao portal SM.
Fornecedores se destacam
A Bandar – fundada por um empresário norte-americano que viveu muitos anos na Índia – está apostando em salgadinhos de batata doce, abóbora, cenoura, feijão verde e quiabo. Tudo sem glúten, gordura trans e colesterol. Detalhe: os produtos contêm apenas uma pitada de sal marinho.
Já a Living Intentions, companhia localizada em São Francisco, foca nos Superfoods (alimentos ricos em nutrientes e vitaminas). Entre seus lançamentos, está a pipoca produzida com coalho, chlorella (alga verde de água doce, fonte de clorofila) e probióticos vivos.
Segundo o fabricante, esses ingredientes oferecem energia, diminuem o stress e favorecem a memória. Tais características foram responsáveis pela sua eleição como um dos itens mais inovadores deste ano. O posicionamento de saudabilidade da Living Intentions começa pelo slogan, que, em tradução livre, significa “ Vou comer o que me faz sentir mais vivo”. “A intenção é fazer com que as pessoas repensem o alimento que estão consumindo”, afirma Mike Murray, gerente da marca.
Outra empresa que optou por fazer da pipoca um alimento gourmet foi a Pop Arts Popcorn. Ela oferece seis combinações de sabores com ingredientes naturais e orgânicos. As embalagens coloridas trazem referência ao artista Andy Warhol, que atuou no movimento Pop Art. Daí, o nome da marca.
Supermercado online
Durante as visitas técnicas, os participantes do evento conheceram mais sobre os hábitos de consumo dos norte-americanos. Para Scott Barton, chefe e professor de Food Studies da Universidade de Nova York, os consumidores têm dado mais importância ao alimento que levam para casa.
Ele lembra ainda que as pessoas passaram a realizar compras em supermercados online, recebendo os produtos em casa. A mais recente tendência nos Estados Unidos é as empresas entregarem ingredientes com quantidades já calculadas, frutas e verduras cortadas e o modo de preparo de receitas por escrito para os clientes cozinharem”, conclui o professor.
Fonte: Supermercado Moderno