O efeito Amazon é um dos grandes indicadores de tendências para o futuro de e-commerce. O mobile commerce vai ultrapassar as vendas por desktop e as tradicionais descrições de produtos se tornarão obsoletas
Quando falamos em tendências do e-commerce para 2020, em que seu negócio deveria estar prestando atenção conforme chegamos ao fim de 2019?
O e-commerce no Brasil tem menos de três décadas de existência, mas mostrou grande potencial de crescimento, mesmo em tempos de crise. E para caminhar junto com a rápida velocidade de crescimento do e-commerce, é preciso que sua loja esteja adiante da curva.
E-commerce – efeito Amazon
Considerado o primeiro e-commerce dos Estados Unidos, a Amazon é um player gigante no mercado de e-commerce e marketplaces. E se você tem uma loja, é importante que entenda o papel e a importância da Amazon nesse mercado.
O sucesso deste marketplace significa que você deve prestar atenção às estratégias que eles adotam. Há uma boa chance de que se a Amazon faz algo, você deva fazer também. O nome que deram para isso foi o Efeito Amazon.
Claro que do porte que é a Amazon, as condições que eles oferecem vão ser melhores que as suas, porém, é uma boa oportunidade de observar quais planos vão dar certo e valem a pena serem adotados ou não são tão viáveis assim.
Outros efeitos
Falamos em Amazon, pois é um grande player do mercado, porém, esse efeito pode ser aplicável a diversos outros marketplaces ou mesmo e-commerces.
Não vá sair copiando todas e quaisquer estratégias que o concorrente implementar. Afinal, o mais importante é ficar de olho no seu público e como ele está reagindo a determinado fator.
Frete grátis, promoções, ofertas… não podem simplesmente serem aplicados sem qualquer tipo de planejamento na sua loja. Quem te garante que o concorrente não está perdendo dinheiro com as promoções loucas? A dica principal aqui é ficar atento às tendências dos grandes e, quando fizer sentido para o seu negócio, colocá-las em prática também.
O uso do mobile vai aumentar
Se está acompanhando as pesquisas sobre o uso do mobile no e-commerce, acredito que esse item não seja novidade alguma.
Essa é uma tendência que podemos dizer, com certeza, que vai se concretizar.
Isso significa que futuramente, cada vez mais pessoas vão realizar os seus pedidos via mobile. Estima-se que em 2020 mais de 70% das vendas dos e-commerces serão feitas via celular.
Pontos importantes
Dessa forma, não se esqueça de dois pontos importantes:
- Deixar seu site responsivo
- Desenvolver um aplicativo
Para ter certeza que seu site está otimizado para o mobile, a navegação deve ser intuitiva e o tempo de carregamento das páginas, menor.
O celular pode ser seu melhor amigo bem como pode ser seu pior inimigo, especialmente em compras compulsivas. Afinal, se o cliente gasta tempo em navegação lenta ou sites não adaptados, o consumidor pode cancelar a compra.
Descrições de produtos serão coisa do passado
Outra previsão para o futuro do e-commerce é que as descrições de produtos como conhecemos hoje se tornarão obsoletas.
Desconsiderando o fator SEO e pensando apenas na experiência do consumidor, a grande tendência é que os vídeos tomem conta das descrições de produto.
Afinal, qual a grande finalidade da descrição de produtos para o consumidor? Além de especificar medidas, cores e materiais de fabricação, é a aplicação destes produtos na vida dos consumidores.
Para um e-commerce de moda, por exemplo, um vídeo se torna muito mais útil e interessante para a consumidora, em questão de combinações e caimento da peça.
Vídeos
Nos vídeos, tenha certeza de incluir tudo o que o consumidor precisa saber, isto é, como usar, porque o consumidor precisa daquele produto e todos os detalhes que possam incentivar a compra.
Não quer dizer que as descrições escritas possam ser deixadas de lado. Afinal, ainda é uma grande ferramenta de SEO e busca para o Google.
Além disso, supondo que o consumidor não tenha tempo para assistir o vídeo, a leitura da descrição supre essa necessidade e incentiva a venda.
Conclusão
É importante observar o comportamento do consumidor e se adaptar às novas tecnologias que surgem para facilitar a vida do cliente. Se sua loja não estiver colaborando para facilitar a vida, pode ter certeza que você será descartado da lista de sites visitados.
Faça pesquisas, mantenha-se informado e acompanhe as transformações de perto para não ficar para trás. Fazendo isso, sua loja terá uma chance muito maio de continuar competindo no jogo do mercado de e-commerce.
Fonte: Ecommerce Brasil