Ao todo serão inaugurados quatro empreendimentos; o primeiro deles será no próximo mês, em Varginha
A crise, responsável por arrefecer o consumo das famílias, não impede a mineira Tenco Shopping Centers, com sede no Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, de dar sequência ao plano de expansão pelo País. A empresa inaugura, entre 2016 e 2017, quatro empreendimentos. Juntos, eles demandaram investimento de aproximadamente R$ 640 milhões.
Uma das inaugurações acontece em Varginha, município localizado na região Sul de Minas Gerais. Trata-se do Via Café Garden Shopping, que começa a funcionar em 12 de abril e recebeu aporte de R$ 250 milhões. A Área Bruta Locável (ABL) do complexo comercial é de 22,2 mil metros quadrados. No total, serão 140 lojas distribuídas em um pavimento. Conforme o superintendente do mall, Alexandre Botelho, 80% do espaço já foram comercializados.
Entre as marcas confirmadas estão Americanas, Renner e Riachuelo, até então inéditas na cidade. As novidades devem ajudar a trazer maior volume de clientes. “Hoje, as pessoas saem de Varginha para satisfazer suas necessidades de consumo em outras cidades, como Belo Horizonte, São Paulo e Pouso Alegre”, ressalta Botelho. Ele acrescenta que o planejamento ainda prevê a realização de eventos culturais e de lazer no centro de compras.
Ao contrário dos malls instalados em cidades maiores, voltados a um público específico, o Via Café terá características de um shopping regional. “Em capitais, o mix pode ser mais assertivo, mas aqui ele será variado para atender da classe média alta até a baixa”, salienta. Além dos moradores de Varginha, a expectativa é de que moradores de cidades instaladas em um raio de até 70 quilômetros de distância, entre elas Boa Esperança e Elói Mendes, ambas na região Sul, também frequentem o shopping.
A data escolhida para a inauguração, em abril, é considerada estratégica. Isso porque ela antecede o mês em que é celebrado o Dia das Mães, considerada a segunda comemoração mais rentável do calendário para o varejo. Embora a empresa não tenha estimado de quanto deverá ser o tíquete médio, o superintendente revela que o Via Garden tem potencial para vender, por ano, de R$ 230 milhões a R$ 250 milhões.
Comércio de rua – Botelho admite que, quando um centro comercial de maior porte é anunciado no interior, a tendência é de que o comércio de rua, ainda muito forte nas cidades menores, se sinta ameaçado. Entretanto, Botelho revela que, além de tentar levar o comerciante da rua para dentro dos shoppings, a relação tende a ser benéfica para todo o varejo da cidade. “A princípio há um temor, mas depois que o empreendimento tiver maturado, a relação torna-se de ‘ganha-ganha’”, analisa.
Os demais empreendimentos que serão inaugurados pela Tenco neste ano ficam em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, e Juazeiro, na Bahia. Em 2017, outro shopping começa a funcionar em Itaquaquecetuba, também no interior paulista. Apesar de, por enquanto, não haver planos de curto e médio prazo para Minas Gerais, o superintendente afirmou que novidades podem ser anunciadas ao longo de 2016. Isso porque, além de construir shoppings, a Tenco também adquire empreendimentos. “Embora não seja possível adiantar nada, para o mercado este é um momento propício para a compra de empreendimentos”, adianta.