O grupo mineiro Tenco planeja investir R$ 540 milhões no ano que vem, com a construção de quatro shopping centers em três Estados.
Dos futuros empreendimentos, dois têm data de abertura prevista ainda para 2016: um em Itaquaquecetuba (a 36 km da capital paulista) e outro em Guarapuava, no interior do Paraná.
Os outros dois shoppings deverão ficar prontos no primeiro semestre de 2017. Há uma inauguração prevista para Garanhuns (PE) e uma para Bragança Paulista, distante 85 km de São Paulo.
Em 2016, a perspectiva é que a empresa também foque na aquisição de centros comerciais prontos, diz Eduardo Gribel, presidente da Tenco.
“A estratégia de investimento é implantar novos centros de compras em cidades com mais de 180 mil habitantes -e, de preferência, que o nosso seja o primeiro shopping daquele município.”
Essa opção por cidades menores, segundo Gribel, facilitou a comercialização das lojas, pois os varejistas que reduziram inaugurações em 2015 optaram por abrir unidades em locais onde ainda não estavam presentes.
O freio no consumo também leva mais tempo para ser sentido pelo setor, segundo a Abrasce. “As obras são de longo prazo e o que é inaugurado hoje foi pensado em 2010. A crise impactará os projetos de 2018”, diz Glauco Humai, presidente da entidade. 8 é o número de shoppings da Tenco em funcionamento e R$ 540 milhões é o investimento previsto pela empresa em 2016