Com a estratégia, a empresa mineira projeta faturamento de R$ 400 milhões neste ano, alta de 40%
Se, por um lado, o atual cenário econômico nacional adiou os planos de abertura de capital da mineira Tenco Shopping Centers, até então prevista para ocorrer neste exercício, por outro, a estratégia de aquisição de empreendimentos no interior do País tem ajudado a empresa a manter resultados positivos mesmo diante da crise. Esta e outras estratégias adotadas pela construtora permitirão um avanço de 40% nos resultados deste ano sobre os de 2015, com previsão de faturamento de R$ 400 milhões.
As informações são do presidente da Tenco, Eduardo Gribel. Segundo ele, a empresa já está pronta para oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e só aguarda o momento adequado junto ao mercado para começar o processo.
“Já estamos prontos, com estrutura de governança corporativa implantada, operando aos moldes de uma empresa de capital aberto e com balanço auditado. Mas o ritmo do mercado financeiro é que ditará o momento certo para a mudança, o que imaginamos que deva ocorrer entre 2018 e 2019”, revela. O banco Bradesco vai liderar o processo. O empresário acrescenta que a Tenco continua tendo a Pátria Investimentos como a única empresa investidora dos seus negócios.
Enquanto isso, a empresa segue com suas estratégias para alavancar os resultados. O processo de interiorização dos empreendimentos, sustentado pelo atendimento de uma demanda reprimida por grandes malls em cidades polo no interior do Brasil, deixou de acontecer somente por meio da construção desses empreendimentos. Passou a englobar também a aquisição de shoppings em cidades de todo território nacional.
“No final do ano passado percebemos que era preciso mudar a nossa estratégia em função da economia brasileira e essa foi uma possibilidade que surgiu diante da recessão econômica do País. Muitos investidores apostaram em empreendimentos do tipo e não imaginaram que viveriam esse momento difícil na economia. Agora, querem se desfazer dos negócios e é justamente aí que a Tenco entra”, explica.
Tamanha atratividade diz respeito aos preços, que são de 30% a 40% menores em relação aos empreendimentos construídos pelo grupo e, de maneira complementar, já vêm com lojas âncoras, em pleno funcionamento e financiamento com taxas de juros inferiores às atuais.
Desde então, o grupo já concluiu uma aquisição na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e segue com mais três oportunidades em negociação: nos interiores do Pernambuco, Bahia e São Paulo.
A Tenco pretende ser em 2017 a melhor administradora de shopping centers do País dentro da qualificação da Great Place to Work (GPTW) e conforme três indicadores: share de mercado de varejo, venda de lojista e índice Ibope. Para isso, a empresa inaugura, entre este ano e o próximo, quatro empreendimentos. Juntos, eles estão demandando investimentos de aproximadamente R$ 640 milhões.
Uma das inaugurações aconteceu no início deste ano, em Varginha, no Sul de Minas Gerais: o Via Café Garden Shopping. Os demais empreendimentos que serão inaugurados pela construtora ainda este ano ficam em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, e Juazeiro, na Bahia. Em 2017, outro shopping começa a funcionar em Itaquaquecetuba, também no interior paulista.
Fonte: Diário do Comércio