A Microsoft instalou na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante a realização da 44ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFWN44), um totem que permite aos participantes receberem indicações de marcas e estilos para as próximas compras com base no que vestem.
O totem possui uma câmera, que fotografa o visitante parado em sua frente. A câmera é ligada a um aplicativo que envia a imagem para um sistema de softwares de inteligência artificial da Microsoft, baseados em bancos de dados da companhia. Esses softwares avaliam a imagem da pessoa e informa com que coleções e marcas participantes do SPFWN44 o visitante pode se identificar mais.
“Esse aplicativo de inteligência artificial foi treinado para reconhecer cada peça de vestuário, cor de cabelo, maquilagem, estilo. Usamos 55 milhões de imagens para ensinar o sistema a identificar esses elementos”, disse Fabio Scopeta, líder de inteligência artificial da Microsoft na América Latina. O executivo disse que a ferramenta foi desenvolvida pela equipe da Microsoft no Brasil e levou dois meses, entre pesquisa e relação de imagens. “O time da São Paulo Fashion Week nos ajudou a entender como as combinações de peças indicam o estilo”, acrescentou Scopeta.
A tecnologia apresentada pela Microsoft para o evento usa a tecnologia de aprendizagem profunda (“deep learning”). É uma técnica que usa uma série de algoritmos que tentam simular o pensamento humano. O totem também usa visão computacional, que é o campo da inteligência artificial responsável por criar algoritmos capazes de aprender a identificar imagens.
A Microsoft abordou esse tema em uma palestra feita em uma das edições da SPFW de 2016 e decidiu instalar o totem para mostrar o potencial da tecnologia. “Hoje já existem projetos de uso dessa tecnologia no varejo brasileiro, mas ainda são sigilosos”, disse o executivo. Ele acrescentou que a ferramenta pode ser usada também em outros setores e citou como exemplo o uso da inteligência artificial da Microsoft no Hospital Nove de Julho para monitorar os pacientes nos leitos.
A SPFWN44 começou no domingo e termina na quinta-feira (31). Durante o evento, 35 marcas farão desfiles de suas coleções de primavera e verão. Graça Cabral, diretora de novos negócios da Luminosidade, empresa responsável pelo evento, ponderou que as empresas de moda no Brasil já usam a inteligência artificial na fase de criação das coleções e na parte de logística de entrega de produtos ao varejo, mas ainda fazem pouco uso desse tipo de tecnologia nas lojas.
“Acredito que, no futuro, o varejo poderá usar essa tecnologia para fazer uma leitura mais apurada do estilo de cada consumidor e fazer sugestões, no atendimento ou até no provador”, disse Graça. Ela considerou, no entanto, que o avanço do uso desse tipo de tecnologia nas lojas vai depender do nível de aceitação do consumidor. “Mas, como essa tecnologia avança muito rápido, acredito que o consumidor logo vai se acostumar com esse tipo de abordagem”, afirmou.
Graça acrescentou que o avanço da tecnologia acabou gerando um problema para o cronograma da própria SPFW. Por 17 anos, o evento era realizado 2 meses antes da chegada dos produtos nas lojas. Nos últimos cinco anos, disse, as empresas pediram para fazer o evento entre 5 e seis meses antes da chegada dos produtos nas lojas, para atender atacadistas — da mesma forma que é feito na Europa.
“Com o avanço das redes sociais, os desfiles passaram a ser muito mais fotografados e comentados, gerando o desejo dos consumidores pelos produtos. E aí, chegar na loja e descobrir que o produto chega em cinco, seis meses, gerou muita frustração”, disse Graça. Para resolver esse problema, as empresas de moda pediram à Luminosidade para fazer os desfiles da SPFW na mesma data em que as coleções chegam às lojas. “Quem determina os lançamentos são as marcas, não é o evento. Se for bom para as marcas, esse cronograma será mantido”, disse Graça.
A diretora da Luminosidade também disse que esta edição do evento teve um corte de 50% no repasse da Prefeitura de São Paulo, para R$ 2,1 milhões, que dificultou a realização do evento. “No momento em que o país passa por uma crise e o setor privado ainda está seletivo em patrocínios, esse corte pesou”, disse Graça. Ela acrescentou que a Luminosidade estuda com a gestão de João Doria Jr. (PSDB) como será o patrocínio do evento em 2018. “Mas ainda não tivemos uma sinalização da Prefeitura. Queremos que a Prefeitura volte a apoiar integralmente o evento”, afirmou. O evento tem como patrocinadores da edição atual as empresas Natura, Shopping JK Iguatemi, Chili Beans, Riachuelo (Guararapes), Arezzo & Co, Mercedes Benz, Queensberry, Cacau Show, Molson Coors e Grupo Petrópolis.
Fonte: Valor Econômico