A fabricante suíça de relógios de luxo Tag Heuer planeja chegar a cinco lojas próprias no Brasil nos próximos cinco anos. A expansão começará pelo Rio, com a inauguração de uma loja no shopping Village Mall, na zona sul, até o Natal. Segundo Freddy Rabbat, responsável pela distribuição da marca no Brasil, as próximas unidades podem ser instaladas em Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
A primeira loja da companhia, pertencente ao grupo LVMH, foi inaugurada em 2012 no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Até essa época, a marca era distribuída pela H.Stern e estava disponível apenas nas lojas da rede. “As lojas próprias são importantes para elevar a percepção da marca. Você se expõe de verdade, faz mais que vender”, disse Rabbat.
Além das lojas próprias, a marca pretende crescer no Brasil ampliando sua presença em relojoarias. Hoje, os relógios estão à venda em 40 lojas, em todas as capitais. A cobertura geográfica é importante, mas Rabbat também quer ter um espaço relevante dentro das lojas, sob o conceito de “loja dentro da loja”. O modelo representa 40% da distribuição. A expectativa é que em um ou dois anos, o percentual suba pra 60%.
“Mesmo que tenhamos mudanças políticas e econômicas no momento na China e no Brasil, os mercados emergentes do passado continuam a ser os mercados emergentes do futuro”, disse ao Valor, por e-mail, o executivo-chefe da Tag Heuer e presidente da divisão de relógios da LVMH, Jean-Claude Biver. Segundo o executivo, até o momento, a marca acumula crescimento de vendas de 20% no ano, contra uma queda de 10% no mercado de relógios como um todo. Para ele, o ano de 2017 será melhor que 2016 para os fabricantes suíços.
Nesta semana, a Tag Heuer lançou no Brasil seu primeiro relógio inteligente, o Connected Watch. O modelo custa cerca de R$ 8,5 mil – três vezes mais que um Apple Watch. Segundo Rabbat, foi feito um esforço para manter o preço próximo aos US$ 1,5 mil dos EUA.
Fonte: Valor Econômico