O número de consumidores veganos e vegetarianos cresce a cada ano em todo o mundo e, segundo o IBOPE Inteligência no Brasil, cerca de 14% da população se declara vegetariana. O estudo foi conduzido em abril deste ano e também mostra que, desde 2012, a quantidade de adeptos a esse tipo de alimentação cresceu 75% no país.
Só no Reino Unido, o crescimento de veganos e vegetarianos chegou a 360% entre 2005 e 2015, assim como nos Estados Unidos, que dobrou nos últimos seis anos. Este movimento já influencia algumas redes em todo o mundo. Nos supermercados brasileiros já é possível encontrar versões veganas de alguns itens cárneos e lácteos, como preparados com sabor de queijo.
Case
A Suíça já está na frente quando o assunto é varejo vegano. Isto porque lá o Grupo Coop criou o KarmaSupermarket, uma loja com grande variedade de produtos vegetarianos e veganos, que fica dentro da estação de trem Zug. A ideia da loja nasceu da crescente demanda dos consumidores suíços preocupados com a saúde que buscam por produtos alternativos.
Dentre os itens comercializados estão alimentos, cosméticos, bebidas e cereais. Além disso, o ponto de venda atrai os consumidores com uma seleção de produtos à granel e demonstrações de receitas veganas para os clientes.
Fonte: ApasShow