Os supermercados regionais e os atacarejos oferecem a melhor relação custo benefício entre as empresas de varejo alimentar que operam no país, na opinião dos brasileiros. A conclusão faz parte de um estudo sobre o setor realizado pela empresa de pesquisas de mercado CVA Solutions, subsidiária da americana CVM Inc.
A consultoria ouviu 7,6 mil consumidores em outubro sobre suas preferências no varejo alimentar e o valor percebido das redes (relação entre custo e benefício). Os entrevistados citaram espontaneamente 77 nomes de hipermercados, supermercados e atacarejo. E atribuíram uma pontuação para cada varejista em termos de política de preços, custos e benefícios oferecidos ao cliente.
As redes com pontuação inferior a 0,98 ficaram abaixo da média, indicando uma percepção de valor abaixo da concorrência. O indicador entre 0,98 e 1,02 foi considerado com dentro da média dos seus pares. E indicadores a partir de 1,03 indicam que os produtos e serviços são vistos como superiores aos da concorrência.
De acordo com a pesquisa, o supermercado Bourbon, do Grupo Zaffari, que atua na região Sul, apresentou o maior índice de todas as redes de varejo alimentar, com nota 1,07. Em seguida estão a rede Savegnago, do interior de São Paulo, com 1,06; e o supermercado Guanabara, do Rio, que teve índice 1,04. Ficaram com nota 1,03 o Maxxi (atacarejo do Grupo BIG, exWalmart), e as redes regionais Bergamini (São Paulo), Coop (ABC Paulista) e Formosa (Pará).
“Os supermercados regionais parecem entender qual é a necessidade dos clientes em termos de preços, mix de produtos e mix de marcas”, disse Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions. O coordenador da pesquisa acrescentou que em muitos supermercados regionais os donos fazem uma gestão mais próxima das lojas e tomam decisões mais rapidamente em comparação com grandes cadeias, o que permite solucionar problemas de forma mais ágil.
Cimatti também destacou o Maxxi entre as redes com melhor qualificação. “Depois que a [gestora de private equity] Advent comprou a operação do Walmart no Brasil, fez um investimento grande para melhorar a operação do Maxxi e já houve reação positiva dos consumidores. O Maxxi pode começar a incomodar outros atacarejos, como Assaí [do GPA] e Atacadão [do Carrefour]”, avaliou.
Entre as redes que foram avaliadas como tendo uma relação custo benefício igual à dos concorrentes, estão atacarejos, como Atacadão, Assaí, Makro e hipermercados como Carrefour, Extra, Big, Zaffari, Giassi e Angeloni.
Para Cimatti, a projeção de algumas redes regionais pode estimular uma onda de aquisições. “Poderia apostar em uma temporada de aquisições no Sul, as grandes redes têm baixa participação de mercado e as redes regionais têm a preferência dos consumidores”, disse.
Fonte: Valor Econômico