Por Redação
O uso da inteligência artificial como ferramenta de atendimento ao cliente tem um novo xodó: o ChatGPT. Trata-se de um chatbot que simula conversas com humanos usando inteligência artificial para criar as respostas com base na pergunta feita, sem respostas previamente programadas. Desta forma, diversas empresas que utilizam a ferramenta conseguem oferecer facilidades tanto para o seu consumidor, quanto para seus colaboradores.
A rede de supermercados Minipreço, em Portugal, usa o ChatGPT como serviço para o consumidor final, oferecendo sugestões de pratos para acompanhar vinho tinto, para certas horas do dia, receitas, tudo isso pelo Whatsapp. De acordo com Pedro Devesa, membro do Conselho de Administração da Dia Portugal, o objetivo deste investimento é levar informação útil para a comunidade de clientes, com inovação e novas tecnologias.
Representantes comerciais com inteligência artificial
Por outro lado, é possível aplicar esta tecnologia internamente, visando o melhor desempenho das equipes de representantes comerciais, por exemplo. De acordo com Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná, o ChatGPT ajuda o representante a ampliar a precisão e a eficiência da comunicação com clientes e parceiros. Na prática, a ferramenta consegue desenvolver textos que podem ser usados pelos profissionais para a descrição de produtos, até cartas de apresentação.
Segundo o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais, o robô consegue produzir conteúdos detalhados com base no que já existe na internet, sem deixar dados importantes de lado, e isso permite que os representantes se dediquem a outras tarefas. Para Nauiack, o ChatGPT identifica dúvidas e demandas de potenciais clientes e até mesmo críticas a produtos específicos e, por isso, é uma ferramenta importante para a construção de argumentos para a venda.
Fonte: Super Varejo