O Pague Menos (SP) espera fechar 2017 com um crescimento nominal de 15%, podendo, assim, ultrapassar a receita de R$ 2 bilhões. Parte desse avanço virá de expansão. Este ano, a varejista já abriu duas lojas. Mais duas serão abertas até o final de dezembro, totalizando 27 unidades. Inauguradas no interior paulista, elas tiveram investimento de R$ 120 milhões.
Varejo precisa se atualizar
“Estamos sempre levando o que há de mais moderno a nossas lojas. Acreditamos em novos conceitos e entendemos que o varejo precisa se atualizar sempre”, afirma Francisco Laerte Santichio
Ciente da importância da inovação nos negócios, Francisco Laerte Santichio e os irmãos Antonio e João, todos presidentes- proprietários da rede, aproveitaram a expansão e apostaram num novo conceito de loja. Com layout focado em soluções de consumo, a unidade tem 2.560 m² e fica em Limeira.
Segundo Santichio, a loja-piloto foi planejada após diversos estudos sobre ocasiões de compras, além de testes e visitas técnicas pelo mundo. A expectativa é de que ela alcance um tíquete médio de R$ 85, ante a média de R$ 77 das demais lojas do Pague Menos.
As soluções de consumo estão espalhadas por toda a loja. Os produtos do bazar, por exemplo, não ficam numa área reservada, no fundo da unidade. Eles estão expostos nos corredores, com produtos afins. As cafeteiras e filtros ficam com café em pó. Dessa forma, além de não serem esquecidos, estimulam compras por impulso. Já os baldes de lixo, vassouras, rodos e panos de chão estão ao lado dos itens de limpeza do lar. Se pelo corredor de panos, das lojas tradicionais da rede, circulam em média 200 pessoas, na nova unidade, o fluxo é de 2 mil consumidores.
A conveniência também é percebida pelas várias geladeiras espalhadas pela área de vendas. Para atender o público local que vai da classe A à C, a unidade tem ainda um mix que contempla de sardinha a lagosta. De acordo com Santichio, as lojas inauguradas daqui para a frente seguirão o mesmo conceito. “Entendemos que o varejo precisa se atualizar, sempre buscando excelência no atendimento e conforto”, diz. Para 2018, o empresário adianta que quatro aberturas já estão definidas: em Campinas, Paulínia, Itu e Piracicaba.
Fonte: Supermercado Moderno