O Mundial, rede de supermercados do Rio de Janeiro, apresenta ao público “Todo mundo no mercado” com foco na contratação de pessoas com idades acima de 60 anos. O programa foi criado a partir de uma iniciativa do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, em parceria com a ASSERJ (Associação de Supermercados do Rio de Janeiro) de estimular as empresas a darem oportunidades a pessoas da terceira idade. Com quase 74 anos de atuação, a rede tem como filosofia investir em inclusão social, mantendo em seu quadro atual mais de cem colaboradores com idades acima de 60 anos.
A criação do programa “Todo mundo no mercado” confirma a política da rede de acolher e incluir esse público na sociedade. Ao todo são 05 oportunidades para as 18 lojas, localizadas na cidade. As vagas são imediatas e são para os cargos de empacotadora, operador de supermercado e operador de serviços gerais. De acordo com Alessandra Mamede, coordenadora de recrutamento e seleção do Supermercados Mundial, os candidatos devem ter mais de 60 anos, ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalhar até às 23h. Para esses cargos não é necessário ter experiência na função.
“Investir em profissionais da terceira idade é muito benéfico para a empresa. Geralmente são muito comprometidos, responsáveis, além de exemplos de inspiração e motivação para os mais jovens”, destaca Alessandra.
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje o Brasil tem aproximadamente 8 milhões de pessoas com idades acima de 65 anos que estão ativas no mercado de trabalho. A tendência é aumentar essa participação em função também do momento econômico que o País enfrenta. Mesmo aposentados, muitos preferem voltar ao mercado para complementar a aposentadoria e ajudar na renda em casa.
Fonte: Jornal do Brasil