Em 2015, as empresas trabalharam com 12.540 itens, contra 15.088 do ano anterior, segundo dados da Agas
Os supermercados gaúchos reduziram o sortimento em 17% no ano passado, segundo o Ranking Agas 2015. Eles trabalharam com 12.540 itens em 2015, contra 15.088 do ano anterior. Para Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de supermercados, isso aconteceu devido ao aprimoramento no gerenciamento por categorias e também como reflexo das necessidades dos consumidores.
“Hoje, devido à falta de tempo, o cliente não fica mais de 40 segundos em frente à gôndola procurando seu produto. O setor está ampliando as categorias de produtos, mas reduzindo o número de marcas por categoria para valorizar os fornecedores de sua confiança”, avalia Longo.
O estudo também constatou que 29,4% das empresas pretendem realizar algum tipo de investimento em construção ou reforma de lojas. “O número é praticamente igual ao do ano passado. Isso mostra que mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o varejista quer garantir a otimização dos seus pontos de venda, melhorar serviços e investir”, lembra o presidente da entidade. Em valores, deverão ser gastos R$ 72,3 milhões em inaugurações e R$ 79,5 milhões em reformas neste ano.
No ano passado, os supermercados gaúchos faturaram R$ 26,2 bilhões, o que representa um crescimento de 8,76% nominal. Após descontar a inflação, houve queda de 1,91%. Participaram da pesquisa da Agas 255 empresas supermercadistas, que representam 79,25% das vendas do setor. O estudo inclui supermercados com receita anual entre R$ 210 mil e R$ 5,5 bilhões.