O que vai estar em alta nos supermercados em 2019? Quais são as próximas tendências do setor e para onde as empresas vão direcionar os investimentos em marketing, fidelização de clientes e posicionamento de marca?
Veja o que os associados ASSERJ revelaram para a revista Super Negócios.
Há mais de 40 anos no Brasil, o Grupo Carrefour investe em sua estratégia omnicanal e multiformato, que coloca o cliente no centro de tudo, oferecendo cada vez mais serviços e canais que facilitem o seu dia a dia. Em linha com a estratégia global anunciada pelo Grupo Carrefour em janeiro deste ano, chamada Carrefour 2022, que visa direcionar os investimentos da companhia em todos os países onde opera para os próximos cinco anos, o Grupo Carrefour Brasil definiu três importantes metas que irão nortear a operação no país: expansão de lojas, transição alimentar e transformação digital.
Uma das metas consiste em liderar o movimento chamado “transição alimentar”. A companhia lançou recentemente no Brasil o movimento ‘Act For Food’, o novo posicionamento que direciona uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis.Iniciativas do movimento Act For Food:
– Duplicar até 2020 a participação de orgânicos no total de produtos frescos vendidos em relação a 2017;
– Desenvolver novos fornecedores para ampliar o portfólio de produtos da marca própria; estabelecer novas parcerias com produtores locais para aumentar a oferta de produtos frescos regionais;
– Expandir para 45 lojas o Programa Únicos até o final deste ano, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional;
– Expandir a nova seção de produtos ‘Saudáveis’, que facilita a escolha desses itens (orgânicos, integrais, sem antibiótico e para dietas restritivas), para todos os hipermercados e supermercados do país em 2019.
Transformação digital em pauta
Outra importante e desafiadora meta é a transformação digital da companhia, que pretende ser referência em omnicanalidade com a integração das lojas físicas e online e investimento em novas tecnologias, proporcionando uma experiência de compra personalizada e unificada. Neste ano, a companhia expandiu os serviços omnicanais ‘Click & Retire’, presente em todos os hipermercados do país, além do serviço ‘Retire de Carro’, que contará com 10 unidades ao final de dezembro.
Para o Diretor Comercial do Prezunic, Gerson Estevam, as campanhas realizadas pela rede em 2018 superaram todas as expectativas e mostram que estão no caminho certo. “Em 2019, daremos continuidade ao nosso planejamento estratégico para potencializar ainda mais nossas vendas. Temos desafios expressivos de crescimento, ampliação de margem e reforma de lojas”, destaca. A rede irá ampliar os investimentos no plano de mídia e seguir com o garoto-propaganda, o Oferteiro, que gerou empatia com os clientes.
In-plant:
O Prezunic é a única rede de supermercados no país que dá acesso à indústria num processo conhecido como In-plant. “Abrimos posições para que fornecedores e distribuidores trabalhem no escritório diretamente com nosso time comercial, com wi-fi na recepção, e com acesso às informações de abastecimento e estoque para metrização, por exemplo, para que nos ajudem a sermos ainda mais assertivos na gestão de estoque de produtos”, diz Estevam.
A rede mudou a forma de agendamento no centro de distribuição, passando de 48 horas para quatro horas, além de ter ajustado o modelo de abastecimento.
Apostas do Prezunic:
– Time comercial atuando diretamente nas lojas
– Plantão da equipe do Comercial nos fins de semana e feriados
A rede, composta pelas empresas Bramil Supermercados, Campeão, Costazul, Inter, Princesa, SuperPrix e Supermercados Real de Niterói, teve grande destaque em mídia neste ano, e para 2019 deverá manter uma forte comunicação com o consumidor. A primeira campanha da Rede UNNO “Juntou, Festou” ofereceu mais de 1500 promoções para os clientes. Grandes marcas abraçaram a iniciativa, que tem como garota-propaganda a apresentadora Ana Maria Braga, entre elas: Ambev, Seara, Nestlé, Itaipava e BRF.
Um dos objetivos da rede é estreitar o relacionamento com a indústria, tanto que inaugurou um Box na Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da rede, Genival Beserra, a inauguração do box aumenta a oportunidade de melhores negócios, pois lá se concentram as indústrias que possuem seus representantes diretos, vendedores e equipes de vendas. “Algumas empresas atuam mais diretamente na Bolsa que na Central de compras, então essa é uma oportunidade de aproximação dessas empresas e começar a descobrir negócios novos com maior volume de compra” – conclui Beserra.
A rede de Supermercados Mundial acaba de fechar uma parceria inédita com o Rappi, aplicativo de delivery que realiza entregas de forma rápida. Os clientes poderão realizar compras online na rede pelo aplicativo a partir de janeiro.
O Rappi, uma startup de entrega sob demanda, chegou ao Rio de Janeiro há pouco tempo e está em expansão para diferentes bairros. Segundo a Analista de Marketing do Mundial, Vanessa Leite, a rede recebeu o convite da startup, que já pretendia investir em redes de supermercados regionais, e achou a oportunidade válida.
“Com essa parceria vamos alcançar um novo público que até então não era o perfil de cliente da nossa rede, que são os jovens, além de termos um novo canal de vendas”, revela Vanessa. Nesse primeiro momento, a parceria vai iniciar na loja da Abelardo Bueno, mas o objetivo é que se estenda para todas as unidades até o final de 2019.
Mecânica da operação:
Toda a parte operacional será de responsabilidade do aplicativo, e o Mundial servirá como fornecedor das mercadorias. “Vamos ter um shopper do app dentro da nossa loja que irá fazer toda a seleção de produtos e distribuir aos clientes que fizeram a solicitação”, explica Vanessa.
Fonte: Asserj