Na formação do mix vendido, os Mercadinhos São Luiz contam com uma nutricionista. No Pão de Açúcar, o segmento de alimentação saudável tem aumentado em torno de 30% ao ano. Entre os itens que impulsionam os resultados, estão os orgânicos
O mercado de alimentos saudáveis foi a grande aposta do Mercadinhos São Luiz há cinco anos e hoje a rede já colhe bons frutos. O trabalho vem sendo intensificado aos longo deste período e ganhou força com o evento Costume Saudável há três anos. Para a edição 2016, a expectativa é aumentar em quatro vezes o número de participantes, que deve saltar de três mil, em 2015, para 12 mil pessoas. “Percebemos este nicho de mercado e apostamos, principalmente de 2013 para cá”, informa a diretora comercial e marketing dos Mercadinhos São Luiz, Joana Ramalho.
O evento foi a forma encontrada pela rede de divulgar a tendência, até então não praticada pela maioria dos clientes do supermercado. Destinado a um público bem eclético, que vai de crianças a pessoas da terceira idade, a última edição contou com investimentos de R$ 500 milhões pela rede.
“O Costume Saudável é nosso marco maior e acontece uma vez ao ano. Muitas pessoas entram neste universo pela primeira vez e gostam”, revela Joana, sobre o que já identificou no comportamento dos clientes.
Crescimento
Sem abrir valores, a diretora informa que é feito um investimento significativo na aquisição de produtos, que vão muito além de diet e light, e é necessário fazer eles girarem. Como um todo, o mercado vem crescendo. Joana comenta que apenas um fornecedor, que tem mais de 3 mil produtos no mix, cresceu 46% no último ano. E, na rede, a barra de cereal de amêndoas vende o mesmo valor do que em arroz. Atualmente, em evidência nos carrinhos, estão os cookies integrais.
“Pessoas saudáveis querem praticidade, pois passam o dia fora, e buscam produtos menos industrializados, mas não querem ter trabalho e não tem tempo”, observa Joana. Para ela, os produtos já estão tão enraizados na rotina das pessoas, que alguns dos artigos já fazem parte da seção de matinais, como granola e aveia, e não estão mais no setor especial.
De 2014 para 2015, as raízes tiveram aumento de vendas de 35%; os iogurtes naturais 32% e os grãos e farináceos 29%, assim como as ervas e plantas medicinais. Joana ratifica que o evento continua e que o São Luiz quer ser referência em costume saudável e irá investir em produtos diferenciados e, por isso, conta, inclusive, com uma nutricionista no auxílio da composição do mix vendido pela rede.
Aumento de 30%
O Pão de Açúcar também tem se dedicado a essa área do consumo. Nos últimos anos, o segmento de alimentação saudável tem aumentado em torno de 30% anualmente, segundo a gerente comercial do supermercado, Daniela Ghirardello. Entre os alimentos com alta relevância e que impulsionam os resultados, estão os orgânicos e os itens sem lactose. “Temos a marca exclusiva Taeq no Pão de Açúcar, que tem grande importância para nós neste segmento”, ressalta.
A gerente comenta que uma característica do supermercado é a pulverização de marcas e concentração de vendas de produtos de micros e pequenas empresas. Normalmente, o custo de produção de itens saudáveis é maior, mas Daniela sinaliza que esta diferença vem diminuindo muito ao longo dos anos em função do aumento da produção.
“Para estimular o consumo e desenvolvimento desta categoria de produtos, buscamos trabalhar com margens menores em alguns casos”, revela.
Entre os pilares estratégicos do Pão de Açúcar para o segmento de alimentos, está a saudabilidade. E, de acordo, com Daniela, este conceito esta refletido nos produtos e ações para estimular o desenvolvimento do consumo saudável. “Destinamos parte do nosso sortimento e planograma para produtos orgânicos e os funcionais”, descreve.
No Dia do Orgânico, os supermercados da rede Pão de Açúcar oferecem 20% de desconto nos produtos desta linha.