Até o final do semestre serão nove lojas a contar com a novidade entre as 43 que a rede possui
Por Redação
A rede de supermercados Zona Sul está expandindo a opção de pagamento por reconhecimento facial. Após o piloto, localizado na Barra da Tijuca, as unidade dos Leblon, Ipanema, Flamengo e de outros cinco bairros também passarão a contar com a tecnologia. Com isso, o grupo vai chegar ao final do primeiro semestre com nove unidades entre as 43 que possui. Com isso, estará presentes em 145 checkouts da rede carioca atualizados com a solução, atingindo mais de 200 mil clientes.
De acordo com Sérgio Lemas, gerente de tecnologias e inovação do Zona Sul, a performance e a aderência do público à solução motivaram a rede a ir atrás de garantir que todos os consumidores pudessem ter acesso a essa facilidade. “Temos nossas lojas pensadas para trazer o que há de mais moderno no mercado varejista e a tecnologia de reconhecimento facial é uma grande tendência que já visualizamos. Estamos sempre buscando melhorias para que os clientes, além de produtos e serviços de qualidade, também tenham ótimas experiências de compra”, explica.
A solução da startup Payface conecta o rosto de cada usuário com o seu cartão de crédito. Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade da rede para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, fazer suas compras sem precisar estar portando o cartão ou seu próprio celular. A startup detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a empresa segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão, e utiliza o método de liveness detection, permitindo que sua tecnologia diferencie o rosto de uma pessoa real de uma foto, vídeo ou até máscara do usuário.
Segundo o cofundador e CEO da Payface, Eládio Isoppo, a tecnologia de reconhecimento facial para pagamentos está crescendo junto à digitalização acelerada dos meios de pagamento como um todo e, portanto, só tende a aumentar. “A expansão do uso da nossa solução pelo Zona Sul mostra que os benefícios desse formato já estão sendo notados em massa pelo público. As pessoas estão buscando mais praticidade e segurança na experiência de compra offline”, afirma.
O cliente que quiser usar essa opção como forma de pagamento, basta baixar gratuitamente o aplicativo da Payface no celular e cadastra seu rosto e suas formas de pagamento. No momento em que for fazer as compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto no início do processo de checkout, sem precisar usar o celular. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem a necessidade de estar com o cartão ou qualquer outro acessório em mãos.
Fonte: S.A. Varejo