Estabelecer um relacionamento ainda mais personalizado com os clientes, oferecendo a eles promoções que são realmente do seu interesse e, ao mesmo tempo, fugir das ofertas desnecessárias – aquelas que o consumidor compraria o produto mesmo com preço normal. Esses são os principais benefícios que a rede Super Nosso, 23 lojas em Minas Gerais, tem alcançado com a introdução do carrinho inteligente em suas filiais. O equipamento pode ser encontrado em 15 filiais da rede desde setembro deste ano. Ao todo, são 300 unidades à disposição dos consumidores.
O carrinho inteligente é composto por um tablet que permite ao cliente do programa de fidelidade da rede se logar, inserindo o número do CPF. A partir desse momento, ele tem acesso a um sistema que traz ofertas personalizadas, alinhadas com o seu perfil de compras. Edmilson Pereira, diretor industrial e de marketing da varejista, conta que a proposta inicial feita pelo fornecedor era utilizar a solução como mídia, para divulgar produtos. “Conversamos com eles e achamos que seria interessante agregar funcionalidades diferenciadas para melhorar a experiência de compra do consumidor. Além das promoções, é possível, por exemplo, consultar preços”, explica.
Uma das ações possíveis é ajudar o fornecedor a desenvolver segmentos ou categorias. Nesse caso, é negociado com a indústria um desconto agressivo. O Super Nosso rastreia os clientes potenciais daquele item ou pessoas cujo perfil de compra está alinhado com ele. Por exemplo: consumidores que compram a categoria, mas não levam aquele produto específico. “Hoje, 82% das nossas vendas são identificadas devido ao programa de fidelidade”, diz o executivo. As pessoas selecionadas são informadas da promoção assim que acessam o sistema no carrinho. “Essa ferramenta aumenta a efetividade da promoção. Em média, a conversão de vendas fica entre 30% e 50% do total de clientes que veem a oferta, ao fazer o login. Em casos de descontos muito agressivos, essa taxa alcança 60% a 70%”, afirma Pereira.
Para o diretor industrial e de marketing, uma das vantagens do sistema é que a oferta de preço não precisa ser feita a todos os consumidores, mas apenas para um grupo. Isso associado à negociação com o fornecedor contribui para preservar as margens de lucro. Pereira lembra de itens promocionados com exclusividade em que o aumento de vendas foi superior a 2.000%. “Outra vantagem é que a ação se torna bastante assertiva, pois não ofereceremos, por exemplo, fralda infantil para quem não tem filhos”, acrescenta.
Atualmente, o carrinho inteligente é utilizado por 8.000 a 9.000 clientes/dia. Quem não tem o programa de fidelidade também pode usar o equipamento. Mas, nesse caso, o consumidor só conta com consulta de preço e opções para deixar sugestões e reclamações. Até o final do ano, o carrinho inteligente estará disponível em todas as 23 lojas do Super Nosso, totalizando 1.000 unidades. Novas funcionalidades já estão sendo desenvolvidas para os clientes fidelidade, como a lista de compras. “A ideia é que eles possam relacionar os produtos da sua cesta no site da rede e que, ao acessar o carrinho inteligente, ele puxe todos os itens. Isso poderá ser feito pela própria pessoa ou por outra, como o marido ou a empregada”, completa Pereira.