Para 2019, a entidade projeta alta real de 3% nas vendas (descontada a inflação)
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou hoje que este ano foi o melhor para o setor desde 2014. A entidade porém, não informou os números. A constatação sobre o desempenho do segmento foi dada pelo presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ao comentar em uma nota os dados sobre uma pesquisa de vendas para o verão de 2020. Para 2019, a entidade projeta alta real de 3% nas vendas (descontada a inflação).
Levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras mostra que 57% dos supermercadistas acreditam num aumento das vendas durante o verão. O índice corresponde a um salto de 12 pontos percentuais em relação ao estudo do ano anterior, quando a taxa era de 45%, informou hoje a entidade.
No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, a taxa caiu: passou de 49% para 32%.
A informação foi divulgada em nota da entidade ao mercado hoje, mas a Abras não detalha a metodologia da pesquisa — como número de empresas ouvidas.
“Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo”, informou na nota o presidente da Abras. “A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria”, escreveu.
Verão 2020
Para o verão 2020, o varejo espera uma alta de 14,3% nas vendas de cerveja, categoria que também liderou as expectativas na pesquisa anterior. Por essa razão, 73% dos respondentes pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques. Na sequência, com crescimento ainda de dois dígitos, estão a água mineral (13,1%), suco (12,1%), espumante (12%) e energéticos, (11%).
Entre os alimentos, o sorvete e o queijo são os itens com maiores expectativas de crescimento de vendas, com respectivas altas esperadas de 11,9% e 11,8%.
Fonte: Valor Econômico