Há um ano, na França, 34 agricultores (hoje 40) adquiriram um supermercado LIDL. É o Coeur Paysan (Coração agricultor), que consegue resultado mesmo estando frente a frente com um grande supermercado, em uma cidade de 70 mil habitantes e vinte supermercados convencionais.
Os grandes atrativos são a simpatia em apoiar esta iniciativa dos agricultores, a garantia de origem e qualidade, incentivar a compra local (eles usam a frase “dê sentido às suas compras”), diretamente do produtor local, sem intermediários, garantido também produtos ultra frescos (que é uma forte tendência atual de consumo). Com estes atrativos, o preço baixo não é foco, o objetivo é ter um preço bom e justo.
Não deixam de oferecer outros produtos que não tenham na região, mas, prometem trazê-los diretamente dos produtores, sem intermediários. Além da frase de incentivo de que, por trás de cada produto tem um produtor engajado, você encontra-os, nome e foto, no site da loja ( http://www.coeur-paysan.com ), em fotos na área de vendas e, principalmente, ao vivo na própria loja.
A pergunta é que será que este tipo de loja pode se expandir, no sentido de lojas ou negócios locais / regionais que seguem os mesmos princípios proliferando por regiões? Como observam, se está dando certo para eles, tem tudo para dar certo para outros. Quem sabe por aqui também.
Fonte: Ciência do Varejo