Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que o consumidor brasileiro abraçou o online diante do isolamento social. Compras de alimentos e bebidas cresceram 79% no período. Outra pesquisa, do Instituto Locomotiva, mostrou que as compras por aplicativo de celular cresceram 30%. Este cenário de pandemia acelerou os investimentos em tecnologia e o supermercado do futuro passou a ser o do presente. Para que os supermercados de todos os portes consigam se reinventar e manter as portas abertas, a Mercosuper Digital realiza, no dia 18 de novembro, às 14h, um painel sobre tecnologia focada na gestão do TI. Segundo o moderador do painel e CEO da Gama Advisory, Gilberto Dutra, atualmente, os recursos tecnológicos e as necessidades das empresas têm crescido numa velocidade impressionante. “Em 2020 algumas soluções precisaram entrar em vigor por conta da transformação que ocorreu no mundo em função da pandemia”, afirma. Esta transformação, de acordo com Dutra, também foi motivada por lançamentos que proporcionam mais eficiência e produtividade ou para que os supermercados acompanhem a concorrência e a legislação. Entre as mudanças que foram aceleradas neste ano estão as vendas online ou por aplicativos, o Drive Thru, lojas em condomínios e novos hábitos de consumo. “Estar atualizado é fundamental, principalmente no dinamismo do Varejo. Com todo este cenário, cada vez mais a profissionalização e a cultura de investimentos no setor de TI estão crescendo no país”, destaca Dutra. A Gama Advisory integra as soluções em tecnologia para o Varejo e atua com o objetivo de aumentar a eficiência reduzindo custos para melhorar a lucratividade e proporcionar uma melhor experiência de compra aos consumidores. Entre os participantes da Mercosuper Digital voltados para tecnologia está a RP Info, que possui sistemas de Gestão e Automação para o Varejo. A empresa irá apresentar soluções que aumentam a rentabilidade e a produtividade dos supermercados. Entre as tecnologias está o Task, um gerenciador de tarefas que integra ERP, PDV e Logística. Com o Task, o tempo de abastecimento nas gôndolas pode diminuir de 1’30 para 40” por produto, uma redução de 50%. Outro resultado real, conquistado por um cliente, foi a redução de preços errados: a loja possuía uma média de 9 por dia e, após 3 meses de utilização do Task, passou a registrar 6 erros durante o mês. Sobre a Mercosuper Digital Neste ano, a Mercosuper será 100% digital, realizada em uma plataforma desenvolvida para proporcionar uma experiência real aos expositores, congressistas e visitantes, que poderão interagir em um ambiente virtual e totalmente imersivo. Para ficar o mais semelhante possível com a tradicional Mercosuper física, a versão digital terá um hall de entrada, espaço para credenciamento e um mapa da feira para facilitar a navegabilidade. Na área dos estandes, a feira irá reunir diversas indústrias e fornecedores de serviços. Para fazer uma visita, basta clicar no estande da empresa. Lá, é possível conhecer os principais lançamentos do mercado e os demais produtos e serviços de cada um. Também é possível agendar reuniões, concretizar negócios e interagir com os representantes, que estarão à disposição dos varejistas visitantes para apresentar as condições especiais trazidas exclusivamente para a feira.