O Grupo St. Marche, formado pelas marcas St. Marche, Empório Santa Maria e Eataly Brasil, possui 22 lojas e segue 2019 em ritmo de crescimento. A empresa trabalha com produtos selecionados e frescos, que atendem pontualmente um público seleto e exigente. Pensando em melhorar a sua operação e também visando o crescimento da empresa, a rede de supermercados premium investiu em um novo Centro de Distribuição para atender armazenagem e distribuição de produtos não perecíveis, localizado em São Paulo.
Com mais de 12 mil clientes e uma experiência de 30 anos de mercado, a Senior participou do projeto fornecendo a personalização e aplicação rápida do sistema de gestão logística WMS – Warehouse Management System.
“Os investimentos em tecnologia fazem parte da estratégia do negócio e também são responsáveis pelo sucesso da empresa hoje. Por isso, quando buscamos um software, o entendimento era de que encontrássemos uma solução que fosse rápida e flexível para implantação, e que nos possibilitasse incluir operações específicas de distribuição do St. Marche, uma atuação que não segue um padrão do mercado”, afirma Eliane Nascimento, Gerente de Operações Logísticas no Grupo St. Marche.
Logo na concepção da operação de armazenagem do St Marche, a Senior entendeu que precisaria atuar de forma ágil e customizada para atender todas as necessidades logísticas do cliente. Entre as personalizações do sistema estão mudanças no processo de cross docking, que passou a funcionar como cross docking unitário – distribuições ágeis de produtos individuais e o picking unitário – coleta rápida por item.
“Apesar dessas duas mudanças, o sistema WMS já trazia em seu DNA outras funções que foram atrativas para a logística do St Marche, como por exemplo a rastreabilidade de 100% dos produtos, do momento que ele entra até o momento que ele sai, e o controle total da produtividade da equipe”, conta o Heah de Produto WMS na Senior, Anderson Benetti.
“Hoje das 70 pessoas que estão operando conosco conseguimos saber em tempo real a produtividade das equipes. Algo que monitoramos e compartilhamos com a equipe em um quadro de indicadores que o próprio sistema nos oferece. Com isso tanto o gestor como o funcionário conseguem ter em mãos a produção diária que é preciso fazer, garantindo o planejamento exato do que precisa ser executado no dia de forma individual”, conta a Gerente do Grupo St. Marche.
Nos últimos anos os supermercados premium ganharam força no Brasil, mesmo diante de um cenário de crise. Voltados ao atendimento dos públicos A e B, essas redes atuam de forma intensa na experiência de compra dos clientes e comercializam artigos únicos que não estão disponíveis nos supermercados tradicionais.
Fonte: TI Inside