As startups estão buscando nas deficiências do varejo novas formas de apresentar inovação e se destacarem no mercado. Levantamento feito pela Liga Ventures em parceria com o OasisLab mostra que há 216 startups focadas em soluções para o setor.
O mapeamento foi baseado em diferentes fontes como inscrições para os programas de aceleração e eventos da Liga Ventures, informações do Laboratório de Varejo da Universidade Positivo, recomendações, notícias em portais de negócios e busca ativa de estartups.
As novas empresas voltadas para o varejo foram divididas em 11 categorias. A maioria é focada em soluções para trazer inovações para gestões de lojas (31 startups), seguido de pagamentos (26), logística (18), Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês), Big Data e novas tecnologias (21).
“O relatório permite que os varejistas tenham uma visão abrangente do panorama de inovação que impacta diretamente seus negócios, bem como nos ajuda a gerar inteligência e traçar tendências desse mercado”, explica por meio da assessoria, Rogério Tamassia, sócio-diretor da Liga Ventures.
Experiência do usuário
Das 216 startups de varejo mapeadas, 115 foram consideradas como soluções de Loja 4.0. Segundo o conceito, o cliente de varejo acessa uma série de ferramentas que influenciam sua experiência com a marca e de compra.
Esse interesse atenta as lojas para usar tecnologias como internet das coisas, robótica, IoT, aplicativos, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.
“Essa inteligência digital aprimora a experiência de compra e permite ao consumidor, por exemplo, realizar suas compras de casa e ir à loja só para retirar o produto, evitando filas, ou receber ofertas daquilo que realmente interessa à sua necessidade”, explica Fabíola Paes, líder do laboratório de varejos do OasisLab.
Fonte: Novarejo