Estreitar o relacionamento com o cliente mesmo que à distância é o desejo de todo varejista. Foi pensando nisso e numa forma de melhorar o diálogo com o consumidor via mobile que as startups Neomode e a Enfoca Chatbots desenvolveram uma espécie de consultoria virtual para a nova linha de produtos Match, de O Boticário. O “Bate Papo de Cachos” – que está no ar há cerca de dez dias – é um espaço dedicado exclusivamente para uma conversa, “um bate-papo sobre cachos” e sobre a nova linha de cabelos da marca.
“Percebemos que muitas mulheres buscam por conteúdos que ajudem elas a se entenderem com seus cabelos. Assim, a ideia de criar um chatbot veio para atender essa necessidade de forma interativa. O fluxo foi planejado para criar a experiência de uma conversa de salão de beleza em que um especialista em cabelos analisa e recomenda o melhor tratamento de acordo com o tipo de fio”, declara Fernando de Souza Chervinski, analista CRM de O Boticário.
Simples, ágil, dinâmica e com interações avançadas de inteligência artificial, a página foi construída dentro dos mais modernos conceitos de chatbot, cuja meta é promover um atendimento de qualidade, rapidez e eficiência para uma grande quantidade de clientes em pouco tempo. “O sistema dialoga com o consumidor, pois utiliza processamento de linguagem natural (NLP) que visa entender e interpretar as ações desejadas dentro da conversa”, observa a especialista em varejo e co-fundadora da Neomode, Fabíola Paes.
Segundo ela, os chatbots são novos canais de relacionamento e vendas. “Eles surgem para suprir a necessidade criada pela alteração dos hábitos do consumidor moderno que está cada vez mais conectado ao mundo virtual e mais habituado a navegar em plataformas online e offline”, relata.
“Temos inovação não só no resultado final para os consumidores, mas também na forma de trabalho ágil, multidisciplinar e colaborativo de diferentes áreas. Estamos cada vez mais aprendendo com chatbots, como meio para melhorar o relacionamento com nossos consumidores”, argumenta Thiago Moriyuki Higa, analista do BotiLabs.
Relacionamento e vendas
A implementação dos “bots” proporciona atendimento mais ágil e diminui o desgaste dos funcionários; devida à natureza repetitiva das chamadas feitas pelos consumidores. Com essas vantagens, os chatbots já estão sendo utilizados em empresas de pequeno, médio e grande porte que buscam dar um salto em tecnologia e inovação para oferecer melhor experiência ao cliente.
Outros diferenciais do chatbot referem-se ao sistema. Ele pode operar em múltiplas funcionalidades tais como a captação de leads e atendimento ao cliente [comum nos SACs], melhoria e qualificação da base de dados e do CRM, agendamento e reservas, vendas e relacionamento.
“Os chatbots representam um grande ponto de contato para os consumidores. Com atendimento disponível por 24 horas e 7 dias na semana é possível alcançar níveis de conversão realmente significativos”, reforça Bruno Vieira de Lima, co-fundador da Enfoca Chatbots, startup parceira da Neomode no projeto.
Segundo uma pesquisa do Gartner Group – empresa mundial na área de consultoria e que toma como base a preferência dos clientes no quesito atendimento – até o ano de 2020, 85% das comunicações entre pessoas e marcas ocorrerão por canais online. Já a IDC Brasil, companhia provedora de inteligência de mercado, estima que o os chatbots movimentarão cerca de R$ 47 bilhões até o final dos próximos dois anos. Para a indiana Tata Consultancy Services, a projeção é de que o chatbot eleve em até 16% a receita das companhias que os utilizarem.
Fonte: Neomode