Em média, 35% dos clientes que visitam um e-commerce estão determinados a comprar roupas online, mas abandonam o carrinho por receio de escolherem o tamanho errado e terem que devolver a peça. “O processo de trocas de produtos online ainda é visto com insegurança, por ser longo e incerto”, diz Marcelo Bastos, Diretor Comercial Sizebay.
A Sizebay é uma startup lançada em 2015 que oferece a lojas virtuais um provador virtual de fácil instalação. “Ele funciona em uma infraestrutura própria, fornecida pela Amazon, não exigindo nada da plataforma da loja online ou da hospedagem”, conta.
Assim, pode ser instalado e implementado em poucos dias, podendo servir até como estratégia de marketing para a próxima Black Friday, que acontece em 25 de novembro de 2016. “A instalação é rápida e não depende do TI da empresa”, garante Bastos.
Plataforma ajuda a aumentar ticket médio de cada consumidor
Segundo Marcelo, o cliente fica mais confiante ao realizar suas compras com ajuda do provador virtual da Sizebay. Com isso, tende a escolher mais produtos, aumentando o ticket médio de suas compras. Além disso, a Sizebay pode ser adaptada ao molde de roupas de sua loja. Ela baseia-se em tabelas antropométricas atuais e pode ser implementada para cada marca ou modelagem.
“Entendemos que a numeração de uma marca pode ser diferente da numeração de outra marca. Assim, os algoritmos de nossa ferramenta se adaptam a isso, diminuindo consideravelmente a margem de erro”, explica.
Seu uso é bem simples. Basta que o consumidor clique em “provador virtual” e preencha os campos pedidos. Em seguida, ele já verifica qual é a numeração daquela peça que melhor vestirá em seu corpo, além de apresentar o caimento da peça em todos os tamanhos do produto, facilitando a escolha do consumidor.
Lojas online de moda como a Posthaus, Carmin, TVZ, Malwee, e Aleatory já estão usando a Sizebay e revelaram queda no número de ligações em seus SACs e no número de trocas de pedidos online. Hoje, o provador virtual já recomenda aproximadamente 500 mil vendas por mês, tendo cerca de 50 mil produtos cadastrados em e-commerces parceiros do Brasil inteiro.
Através de estudos, plataforma deduz numeração dos clientes
Os algoritmos da plataforma reúnem conhecimentos sobre modelagem, antropometria, matemática, estatística, rede neural, e-commerce, computação em nuvem e usabilidade. Com isso, após o consumidor preencher alguns dados e características, como gênero (masculino ou feminino), altura, peso, idade e modelar seu corpo conforme o desenho oferecido, a plataforma deduz suas medidas.
Nos testes executados pela equipe de reportagem, 99% das medidas apareceram corretamente. Caso apareça algum erro, o consumidor também pode modificar medidas, incluindo ou retirando centímetros. Após essa etapa, a plataforma já mostra para o consumidor qual a numeração indicada para cada peça e também se elas ficarão justas, largas ou adequadas conforme as medidas do corpo.
Além disso, o sistema é inteligente e grava os dados do consumidor. Com isso, não há necessidade de informar os dados todas as vezes que for em outras lojas online que possuem o provador virtual.
Melhoria no branding de e-commerces
O uso do provador virtual retira das costas do cliente a responsabilidade de escolher seu tamanho aproximado. Assim, além de facilitar as vendas, deixa a navegabilidade no e-commerce mais positiva, tornando a experiência de compra leve e divertida. Isso influencia diretamente o branding, a ideia de “top of mind” e possíveis estratégias de marketing das empresas.