Pagamento através de reconhecimento facial permitirá que a modernização dentro das lojas vá além dos produtos oferecidos, trazendo uma melhor experiência para os clientes também no momento de checkout
Por Redação
A startup de tecnologia Payface implementa solução de pagamento por reconhecimento facial na rede de supermercados St Marche, da cidade de São Paulo. Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade do St Marche, Você Marche, para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, fazer suas compras sem precisar estar portando o cartão ou seu próprio celular.
O projeto piloto, que começa em maio, atingirá 40 PDVs e será implementado nas unidades dos bairros Rebouças, Itaim, Brooklin, Moema Pavão e Moema Jauaperi.
A iniciativa com o St Marche faz parte do programa global da Mastercard para meios de pagamento com biometria, o Biometric Checkout, um conjunto de padrões da líder global de pagamentos que irá permitir que bancos, varejistas e provedores de tecnologia garantam a privacidade de dados pessoais ao oferecerem meios disruptivos de pagamento por biometria sem toque, como o reconhecimento facial.
Segundo Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, o projeto demonstra o potencial do segmento de biometria e do mercado brasileiro na transformação de comportamento em relação às novas tecnologias. “Nosso compromisso é trazer inovação para locais que fazem parte do dia a dia das pessoas”, diz Isoppo.
Segundo Bernardo Ouro Preto, CEO e fundador do St Marche, que conta com uma rede de 25 lojas, o supermercado tem o perfil ideal para implementação da tecnologia. “A participação é aderente a nossa estratégia de negócio, já que somos uma das principais redes varejistas de alimentos focada nas características inerentes do projeto — inovação, praticidade e exclusividade. A gente quer ser líder em retail tech”, afirma Ouro Preto.
“O pagamento com o rosto permitirá que a modernização dentro das nossas lojas vá além dos produtos oferecidos, trazendo a melhor experiência para os clientes também no momento de checkout”, completa.
Segundo Paulo Frossard, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios na Mastercard Brasil, “essa parceria notória com a Payface e o St. Marche é um primeiro passo animador para ajudar a testar novas formas de usar a biometria para pagar em lojas de todos os tamanhos, enquanto oferecemos o melhor em segurança e conveniência aos consumidores.”
Para começar a se identificar e a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e formas de pagamento. No momento em que for fazer suas compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto no início do processo de checkout. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem necessidade do cliente estar portando o seu cartão ou qualquer outro acessório.
Fonte: Decision Report