O famoso processo de escolha dos ingredientes para a montagem do prato no balcão do Spoleto — que foi até tema de um vídeo irônico do canal do Youtube Porta dos fundos em 2012 — vai mudar. Em setembro, a rede de comida italiana inaugura sua primeira loja com atendimento completamente automatizado. Será no Shopping Ibirapuera, em São Paulo.
A escolha dos alimentos será feita exclusivamente pelo cliente no totem digital. Aquela famosa bancada de ingredientes — que deixa muitos clientes tensos — vai ficar bem longe do balcão, na cozinha.
— Não vai ter mais a figura do caixa. Teremos apenas funcionários que trabalham como “embaixadores da marca” para o cliente que quiser pagar em dinheiro — explicou a diretora geral da marca, Viviane Barros. A loja de São Paulo funcionará como um piloto e a experiência de atendimento 100% digital será testada em outras praças.
Viviane lembra que as lojas que implantaram o totem digital ainda no modelo híbrido (com funcionário no caixa), registraram aumento de 28% no aumento do fluxo de clientes.
O movimento do Spoleto não é exclusivo. O novo consumidor, mais digital e conectado, influencia as redes de franquias do segmento de alimentação. De acordo com a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, enquanto 17% das redes pesquisadas destinaram recursos para quiosques e terminais eletrônicos em 2018, 41% delas pretendem fazer o mesmo este ano.
O levantamento mostra também que 78% das marcas pesquisadas pretendem investir em tecnologias de serviços
delivery em 2019, ante 66% no ano passado.
— As redes de franquias do segmento de alimentação estão buscando um novo posicionamento, se reinventado para atender e até surpreender esse novo consumidor e proporcionar novas experiências — considera André Friedheim, presidente da ABF.
Já a rede Pizza Prime implantou o totem digital em lojas modelo express em São Paulo e Santa Catarina. Isabela Costa, analista de marketing da rede, explica que o contato com o funcionário só acontece no momento de pegar a pizza.
Investimento no delivery
Restaurantes tradicionalmente de rua ou praças de alimentação de shopping também se dedicam à entrega em domicílio, em parceria com aplicativos de entrega, como o Ifood. A rede Espetto Carioca está fazendo um piloto com sete lojas.
— O incremento de vendas chega a 20% — revela Bruno Gorodicht, diretor executivo do Espetto Carioca.
O grupo Alento também investe na entrega, através da rede Billy The Grill, conhecida por servir churrascos na pedra. A nova aposta é o modelo 100% delivery, com investimento inicial de R$200 mil. Por mês, a rede tem uma média de 20 mil pedidos no delivery.
O Bob´s também valoriza o online e hoje tem 6,5 milhões de clientes cadastrados no site, para entrega e para promoções.
Para o professor Marcos Caiado, um dos coordenadores do curso de gestão estratégica de franquias do IAG-PUC Rio, é preciso avaliar os prós e contras ao entrar no mercado de entrega já que algum alimentos podem sofrer alterações de qualidade.
— Alguns produtos sofrem mais que outros, tais como batatas fritas, sorvetes e açaí. É uma decisão do franqueador e do franqueado se utilizarão este canal de vendas. Mas, de modo geral, penso que ficar fora desse jogo pode ser arriscado.
Fonte: O Globo