O isolamento social imposto pelo novo coronavírus fez com que empresas migrassem boa parte de suas ações para os meios digitais, tirassem planos futuros do papel ou até desenvolvessem produtos e serviços com a mesma velocidade das startups. Foi isso que aconteceu na rede de franquias Spoleto, que criou o Mercato Spoleto para vender seus ingredientes e massas e permitir que o consumidor cozinhe em casa.
De acordo com o sócio-fundador da marca, Eduardo Ourivio, a rede já vinha se reunindo desde o início da pandemia para pensar em ações que pudessem ajudar os franqueados neste momento. Uma franqueada de Curitiba, no Paraná, questionou a possibilidade de vender as massas semiprontas e os ingredientes da marca – cerca de metade dos condimentos são feitos por pequenos fabricantes de diversas partes da Itália, segundo Ourivio.
O empreendedor diz que a escala permite que os produtos sejam vendidos a preços menores do que em supermercados. “Nosso propósito é democratizar a culinária italiana, faz total sentido isso para nós.”
A primeira loja a testar foi a da própria franqueada, que ofereceu os produtos para amigos por WhatsApp e viu a ação representar 15% do faturamento. Com isso, o Spoleto aplicou o Mercato em dez lojas e depois implantou em todas as 200 que estão funcionando com delivery neste momento — cerca de 55% da rede.
De acordo com o empreendedor, a modalidade tem representado cerca de 5% das vendas, mesmo sem divulgação. “É mais uma receita que a loja não tinha”, afirma.
“No momento de crise, planejamos menos e executamos mais. Colocamos a iniciativa nos aplicativos de entrega, na parte de supermercados, e nossa plataforma própria entra no ar na próxima semana.”
No sistema do Spoleto, a ideia é ter o delivery próprio, tanto de refeições prontas, quanto de ingredientes, e disponibilizar receitas em três níveis de dificuldade para que os consumidores possam fazer em casa. “Mas ele também pode fazer do jeito que achar melhor, cada um dá sua própria cara. Tem massa que fica pronta em menos de dois minutos no micro-ondas.”
Um dos desafios é montar porções que possam ser vendidas para casas com poucas pessoas. A marca já vem estudando formas de criar novos tamanhos, principalmente de molhos, que são vendidos em baguetes de mais de um quilo. As massas servem duas pessoas, de acordo com Ourivio.
Para ajudar na divulgação, a rede enviará produtos gratuitamente para 2 mil clientes mais assíduos do programa de fidelidade da marca para que testem e ajudem a divulgar. O investimento na ação está previsto em cerca de R$ 200 mil.
Com esse passo, o Spoleto mira um comportamento de consumo ascendente e que pode perdurar no pós-crise, com a preocupação maior em evitar aglomerações. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria especializada em food service Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest, 93% dos consumidores têm cozinhado em casa durante a pandemia, sendo que 31% já faziam e aumentaram a compra de alimentos para preparo caseiro.
Ourivio diz não ter dúvidas de que a nova frente de vendas continuará no pós-crise. “Só vai evoluir, a velocidade de colocar as ideias em prática será muito maior. Estamos em um novo momento, aconteceu uma grande transformação na nossa empresa. O que talvez demorasse dois anos para acontecer levou menos de dois meses”, comenta.
Fonte: PEGN