Rede de clínicas dentárias apostou em capacitação dos franqueados e foco na qualidade do atendimento para aumentar faturamento
Para vencer problemas de processos e melhorar a qualidade de seu atendimento, a Sorridents resolveu olhar para a “grama do vizinho”. E chamou franqueados de outras redes para compartilhar histórias e motivar franqueados e colaboradores.
De acordo com Cleber Soares, 40 anos e cofundador da rede, o trabalho da Sorridents para resistir à crise econômica começou no ano passado. “Por mais que vivêssemos um clima de incerteza há mais tempo, para nós o Brasil entrou na crise em maio, junho de 2015. Nessa época, criamos uma estratégia para atravessar estes tempos difíceis”, afirma.
Em dezembro do ano passado, a empresa realizou sua convenção anual para os franqueados. O foco do encontro foi alertar os parceiros da rede que 2016 seria um ano difícil. Houve palestras com dicas de finanças, de planejamento e de atendimento aos clientes.
“Por mais que o franqueado tenha a ajuda da franqueadora, é importante que ele domine a gestão da sua unidade. A administração é essencial para atravessar a crise”, diz o cofundador da rede.
O trabalho surtiu efeito no primeiro trimestre do ano.
O faturamento da rede cresceu cerca de 10% em comparação com o mesmo período de 2015. Em abril e maio, o ritmo desacelerou consideravelmente, com a receita subindo apenas 2%. “Nessa época, o pessimismo tomou conta dos franqueados. Decidimos agir e fazer um encontro novamente”, afirma Soares.
Na nova convenção, feita em urgência em razão da desconfiança do momento, a Sorridents abriu o jogo. A empresa mostrou como a crise afetava os números do negócio e, também, do setor. A empresa, por exemplo, mostrou ainda como algumas franquias mudam processos para conseguir manter o ritmo positivo. A rede contou ainda com a ajuda de Erik Cavalheri, dono de 30 franquias do Boticário, para falar em estratégias para enfrentar o período de poucas vendas.
A exposição do cenário complicado mexeu com os franqueados, que adotaram boas práticas, entre elas, aprimorar o atendimento ao cliente: “Todo mundo resolveu trabalhar mais. A meta da empresa é crescer 10% em 2016”, diz.
Segundo a franquia, a busca por boas práticas, melhorias no processo e transparência em relação à crise do setor foi primordial para a empresa retomar o crescimento. No primeiro semestre deste ano, segundo Soares, as receitas aumentaram em R$ 97 milhões, cerca de 5% do total da empresa no período, em comparação aos seis primeiros meses de 2015.