Reunir soluções criativas e colaborativas a partir de discussões sobre questões atuais e do futuro do varejo. Foi com esse objetivo que o Step-9, programa de inovação aberta da Sonae Sierra Brasil, foi lançado no final de 2015. Agora, a empresa anuncia o segundo ciclo do programa, para dar continuidade ao diálogo com seu público por meio de novos desafios, que serão lançados ainda em maio no site do próprio Step-9 (www.step-9.com.br).
Para este ciclo, foram adotadas melhorias de usabilidade da plataforma e aprimorada a interação com os participantes, propondo desafios reais dos shoppings para despertar o interesse do grande público. Serão dois temas: o primeiro, com início em 16/5, propõe a interação sobre “O que você faria para tornar a experiência de ir ao shopping incrível?” e o segundo, que será disponibilizado em 23/5, incentiva a discussão sobre a oferta de “Diversos serviços em um único shopping”. O encerramento de ambos está programado para 29/5.
De acordo com Laureane Cavalcanti, gerente corporativo de Marketing da Sonae Sierra Brasil, há algum tempo a empresa vem notando o valor de se aproximar digitalmente dos consumidores, criando recursos para suprir as necessidades desse público cada vez mais exigente e conectado. “Somos a primeira grande empresa do varejo no Brasil a liderar um processo de inovação aberta. Partindo de discussões sobre problemas atuais do setor, encontramos soluções inovadoras por meio da colaboração de diferentes pessoas em um espaço digital”, aponta a executiva.
A empresa inicia esse novo ciclo comemorando o sucesso da primeira fase do projeto: no período de quatro semanas, foram mais de 10 mil acessos que geraram 216 ideias de como melhorar a experiência de visitantes em shopping centers. Esses resultados estão sendo estudados e vão gerar a implementação de um novo serviço para os clientes dos shoppings, que será lançado em breve. O Step-9, conforme a percepção da executiva, comprova que, para uma empresa alcançar elevado nível digital e inovador, é preciso ir além de ações isoladas.
“Pela primeira vez, convidamos nossos consumidores para colaborar com nosso negócio e eles realmente aderiram à nossa proposta. Geramos um bom volume de ideias, obtivemos feedbacks dos clientes e, para 2016, vamos expandir os formatos de interação para encorajar novas parcerias e entregar mais valor e experiências inovadoras para os clientes”, afirma Laureane Cavalcanti.