Dono de sete marcas, o grupo Soma anunciou a incorporação de mais uma. Fechou acordo com a também carioca Maria Filó, transação que aguarda liberação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O Soma já detém a Farm, a Animale, a Animale Oro, a Fábula, a A.Brand, a Cris Barros e a Fonxton (a única de moda masculina). De acordo com notícia do jornal O Globo, o grupo descontinuou a marca jovem FYI. A operação foi concluída na quarta-feira, 12 de fevereiro. Em comunicado ao mercado, as empresas informam que a Maria Filó permanecerá como marca independente. Também o sócio executivo da Maria Filó, Alberto Osorio, e a diretora de produto, Roberta Ribeiro, continuarão em seus cargos. A Maria Filó, que nasceu em 1997, opera rede de 65 lojas de varejo, conforme publicou o GBLjeans em 7 de fevereir sobre o lançamento da coleção de inverno da marca. Do total, 35 são pontos próprios de venda, os demais funcionam como franquias. Além de 410 multimarcas.
FATURAMENTO DO GRUPO
Criado em 2014, o Grupo Soma está entre os 20 maiores varejistas de moda do país, pelo ranking elaborado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). No ranking mais recente, com dados de 2018, a companhia ocupava a 12ª posição em faturamento. O balanço financeiro de 2018 do grupo, o último divulgado, a companhia registrou receita líquida de R$ faturou R$ 1,08 bilhão e lucro líquido de R$ 80,9 milhões. Naquele ano reunia 202 lojas. A maior rede era da Animale com 83 unidades, seguida por Farm com 72 pontos. Das 47 lojas restantes: 13 eram da A.Brand; dez da Fábula; nove da Cris Barros; oito da Foxton; e sete da FYI.
Fonte: Têxtil e Industry