A nova edição do Snapshot SBVC, desenvolvido pela Lytics – Gestão da Informação especialmente para a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), trata de três dilemas fundamentais do mercado brasileiro. O primeiro deles é a disparidade de renda: segundo a Pnad do IBGE, a renda média do 1% mais rico da população equivale a 36,3 vezes o rendimento médio dos 50% mais pobres (R$ 27 mil e R$ 747, respectivamente). “Essa situação é uma dura realidade, mas também uma oportunidade para o desenvolvimento de produtos e serviços específicos para a população de baixa renda”, afirma Luiz Goes, sócio-diretor da Lytics.
Outro dilema relevante é o foco em sêniores ou em Millennials. Entre 2012 e 2016, a população acima de 60 anos cresceu 16% e a expectativa é que em 2044 o número de idosos e de jovens no Brasil seja semelhante. Esse mercado será cada vez mais importante. “As empresas precisam seguir pesquisando e aprofundando seu conhecimento sobre a sociedade para adequar suas ofertas a novos segmentos populacionais”, comenta Goes.
O terceiro aspecto a ser avaliado é a resiliência das empresas brasileiras. Apenas 1% das empresas tiveram crescimento médio de 20% na ocupação em dois triênios seguidos e cresceram mais de 20% em 2015, mas elas geraram, de 2012 a 2015, 2,2 milhões de empregos, respondendo por dois terços das vagas abertas no País. “Será que estamos sabendo aproveitar o que essas empresas resilientes têm a oferecer e estimular as demais?”, questiona.
Baixe a nova edição do Snapshot SBVC e confira a análise completa.
Fonte: Redação