Varejistas precisam analisar mais a fundo seus dados para encontrar oportunidades em meio à crise
Existe uma sensação de que o pior da crise já passou, embora os números ainda não demonstrem isso. Pelo contrário: apesar da confiança dos consumidores estar em alta, indicadores como desemprego, rendimento médio, massa salarial e até mesmo o consumo comercial de energia elétrica decresceram nos últimos meses. No ano, o varejo acumula uma queda de 3,9% nas vendas, embora maio tenha apresentado uma queda de 7,2%.
Segundo a nova edição do SNAPSHOT SBVC, relatório desenvolvido pela Lytics com exclusividade para a SBVC, indústria e serviços também vêm em trajetória negativa. Nesse cenário mais complexo, porém, é possível encontrar oportunidades de crescimento. “As empresas, cada vez mais, precisam deixar claro o que vendem e para quem vendem, comunicando-se bem com o público correto”, analisa Luiz Goes, CEO da Lytics.
Esta edição do SNAPSHOT SBVC também mostra a nova segmentação de consumidores desenvolvida pela Euromonitor neste ano, já refletindo mudanças de paradigmas durante a pandemia. Haverá menos espaço para ser “tudo para todos” e, por isso, é preciso buscar relevância na comunicação e no posicionamento de mercado. “Conhecer hábitos e atitudes é ainda mais importante, e a coleta e o uso de dados tem um papel muito relevante para isso”, complementa.
Confira aqui a nova edição do SNAPSHOT SBVC.
Fonte: Redação SBVC