Marca da AmBev investe em solução para facilitar as compras de consumidores cegos e testa equipamento em supermercado de SC. A acessibilidade dos supermercados está sendo ampliada para atender diversos tipos de deficiências ou limitações dos consumidores com a ajuda essencial da tecnologia. Ainda em fase de testes, a marca Skol financia o desenvolvimento de um carrinho de compras especialmente para deficientes visuais.
O projeto está sendo testado na cidade de São José, em Santa Catarina, a partir de uma plataforma própria com Inteligência Artificial que orienta o consumidor por mensagens de áudio. Além disso, o equipamento também reconhece as gôndolas da loja e obstáculos como lixeiras e pessoas, por exemplo.
Para que a ferramenta funcione, as prateleiras e os produtos do supermercado receberam identificação em braile para facilitar a escolha dos itens pelos deficientes visuais. O projeto foi desenvolvido pela Associação Catarinense para Integração ao Cego (Acic) em parceria com a D2G Tecnologia e financiado pela marca SKOL, da AmBev.
Tecnologia visionária
Os primeiros testes no ponto de venda foram realizados em maio, entre os dias 22 e 28, no Fort Atacadista, onde um homem cego conduziu o carrinho que tem formato semelhante ao de uma lata de cerveja. Para que o produto conseguisse atender às demandas do consumidor, toda a área interna do supermercado foi mapeada com QR Code no teto da loja.
Conectado via wifi, o carrinho é acionado quando o usuário coloca as mãos na barra de condução, que emite orientações por áudio para o cliente em um fone de ouvido. O equipamento também conta com microfone usado pelo cliente para indicar o fim das compras e seguir ao caixa preferencial de acessibilidade.
O objetivo deste projeto é promover autonomia e independência aos consumidores cegos ou com visão parcial, que precisam de funcionários para fazer suas compras, mas nem sempre têm o treinamento adequado.
Fonte: Apas