Estudo da Sofist, empresa de testes de software, monitorou 105 sites de comércio eletrônico
No estudo foram monitorados 105 sites de comércio eletrônico entre as 22h de quinta e 10h da manhã desta sexta-feira.
Na abertura do evento (das 22h de quinta às 2h de sexta), o tempo médio de carregamento mais alto entre as redes foi de 45 segundos, 40,7 segundos mais lento do que a média de carregamento de todos sites. A Sofist não informou o nome da loja.
A empresa também registrou que 26 das 105 lojas virtuais monitoradas ficaram fora do ar em algum momento, somando um total de 1 hora e 52 minutos de indisponibilidade para o consumidor nessas quatro horas iniciais.
Neste ano, foi considerado que a cada uma hora que um site fica fora do ar na Black Friday, são perdidos R$ 3,15 milhões.
O cálculo foi estimado com base no volume de acessos, ticket médio e taxa de conversão das empresas no Brasil. Para a coleta dos dados, a Sofist acessou uma lista de 105 sites a partir de servidores localizados em São Paulo, onde cada um deles monitorava apenas um site.
Fonte: Valor Econômico