A espera de alguns segundos pode ser decisiva para concretizar ou não uma venda online. É o que indica uma pesquisa conduzida pelo Google com mais 900 mil testes carregados em dispositivos mobile. De acordo com o estudo, o tempo médio de carregamento total de uma página em mobile é de 22 segundos, com mais da metade dos usuários (53%) abandonando páginas que não carregam em cerca de três segundos.
O levantamento elencou quais categorias melhor performaram nesse carregamento: ironicamente, “tecnologia” apareceu como a mais leniente, com tempo de 11.3 segundos para carregar. Logo em seguida aparecem “Viagens”, com 10.1 segundos; e “sites de varejo”, com 9.8 segundos. “Classificados e local” foi a categoria com o melhor desempenho nesse aspecto, com 7.9 segundos.
Dentre os motivos que impactam no carregamento, os ads para mobile desempenham um papel crítico no carregamento. Outro ponto mencionado no estudo do Google é o total de itens que precisam ser mostrados para que a página seja 100% carregada: para o relatório, o ideal seria um máximo de 50 itens de conteúdo, entretanto, categorias como “tecnologia” e “sites de varejo”, exibem 140 e 129 itens nessa lista, respectivamente. Mesmo as categorias tidas como “mais leves” superam esse total com folga: caso de “classificados e local” (com 78 itens); negócios e mercado industrial (83) e finanças (84).
Concernente ao tamanho, o setor de tecnologia encabeça a lista novamente, dessa vez com as páginas mobile mais pesadas (2.3MB); à frente de “automóveis” e “varejo”, ambas com 2.1MB. Para o Google, o ideal seria que as páginas tivessem no máximo 500KB.
Fonte: E-Commerce News