O site de aluguel de apartamentos QuintoAndar recebeu um aporte no valor de US$ 7 milhões liderado pelo fundo Kaszek Ventures. O aporte consiste em um Series A e foi acompanhado por investidores anjos não divulgados.
Esse é o primeiro aporte recebido pela QuintoAndar de um fundo. A empresa já tinha recebido aportes de outros investidores anjo nos primeiros meses de operação. A startup não confirmou com quanto a Kaszek, criada pelos cofundadores do Mercado Livre, Hernan Kazah e Nicolas Szekasy, ficou de participação no capital total.
O site foi fundado em 2013 pelos brasileiros André Penha e Gabriel Braga (abaixo) quando ambos estudavam em Stanford com o objetivo de oferecer uma experiência mais agradável para quem busca um apartamento para alugar.
O QuintoAndar adotou uma estratégia diferente da usada por outros sites relevantes no setor imobiliário. Sites como VivaReal e Zap se apresentam como parceiros das imobiliárias, publicando em seus sites os anúncios fornecidos pelas empresas.
Já a startup de Braga e Penha é um marketplace de apartamentos disponíveis para aluguel. O dono do imóvel contata diretamente a startup, que fotografa o espaço e publica o anúncio online. O QuintoAndar, em suma, faz o papel de imobiliária.
Inquilinos interessados agendam uma visita com um corretor filiado ao QuintoAndar e, caso o negócio vá adiante, negociam diretamente com o dono os valores.
O contrato é firmado pelo QuintoAndar, que se incumbe de pagar o seguro-fiança obrigatório para todo aluguel. Esse pagamento substitui o fiador e, na visão de Braga e Penha, ajudará a atrair inquilinos insatisfeitos com o alto valor gasto no primeiro aluguel. O modelo lembra o AirBNB? Não é à toa. Gabriel, o de camiseta preta na foto, foi o primeiro responsável por Brasil no site norte-americano de aluguel de casas e apartamentos.
Como modelo de negócio, a startup embolsa o primeiro aluguel inteiro e uma comissão de 8% sobre os restantes. Atualmente, o QuintoAndar oferece o serviço apenas em São Paulo e Campinas. O número de contratos fechados cresce 7% por semana “há meses”, segundo a empresa.
O aporte servirá para que a startup invista em tecnologia, leve a plataforma para outras cidades pelo Brasil e financie o seguro-fiança para inquilinos interessados. O mercado de aluguel imobiliário movimenta, segundo contas do QuintoAndar, mais de US$ 70 bilhões por ano no Brasil.
A Kaszek Ventures é um dos investidores mais tradicionais do mercado de startups no Brasil. Pelos últimos cinco anos, o fundo já fez mais de 20 aportes em pontocom nacionais como Nubank, Netshoes, GuiaBolso, Madeiramadeira, Beleza na Web e VivaReal, potencial rival do QuintoAndar.
Ainda que ambas veiculem anúncios de apartamentos para alugar, o QuintoAndar alega que é mais parceiro que concorrente do VivaReal já que publica no site fundado pelo norte-americano Brian Requarth os apartamento do seu banco de dados.