As vendas natalinas nos shoppings subiram 3,1% em valores nominais de 19 a 24 de dezembro. Já as vendas em todo o mês de dezembro subiram 5,5% nominais — 1,14% em termos reais, apurou o Valor Data. Este número de 5,5% está abaixo do publicado pela Alshop, a associação dos lojistas.
No dia 26 de dezembro, a Alshop relatou alta nominal de 9,5% nas vendas de 1º a 20 de dezembro, em pesquisa que posteriormente foi questionadas pela associação de lojas satélites. Sobre a diferença nos números divulgados pelas associações, o presidente da Abrasce, Glauco Humai, disse que teve conversas informais com a Alshop antes do anúncio da associação de lojistas, mas não houve troca oficial de dados. “É difícil comentar porque não sei a metodologia deles”, disse. Após críticas, a Alshop afirmou dias atrás que irá publicar material a respeito da metodologia da nesta sexta-feira.
Foram abertos 11 empreendimentos no país em 2019, abaixo da projeção de 15. A Abrasce nega que exista adiamento de planos das empresas. “Cerca de um terço da projeção, historicamente, acaba não sendo atingindo por atrasos devido à burocracia”. Para 2020, a projeção é de 19 inaugurações, a mais alta desde 2014.
Fonte: Valor Econômico