Ao completar 40 anos de atuação no setor de supermercados, o Grupo Shibata vive a expectativa de ampliar, em no máximo dois anos, o número de lojas em Mogi das Cruzes, com a retomada das quatro unidades hoje sob o comando do Grupo Pão de Açúcar e com bandeiras Extra, instaladas no Socorro, Mogi Moderno, Mogilar e Braz Cubas. O contrato será encerrado em novembro de 2019 e, enquanto isso, além da programação especial para marcar as quatro décadas de trabalho – com sorteio de 190 prêmios -, os investidores preparam a inauguração do 20º empreendimento, prevista para o início de 2017.
A próxima unidade da marca Shibata será um hipermercado, o maior da rede, construído em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, que também contará com uma loja Shibata Casa & Presentes, na ampla área que o grupo pretende transformar, futuramente, em shopping. “Temos outros projetos em andamento, mas que serão oficializados no decorrer de 2017”, conta o diretor de Operações, Fernando Shibata.
Um deles é a implantação do Centro Administrativo do Grupo no Mogilar, em Mogi das Cruzes, em um prédio de seis andares, com 7 mil metros de área construída, no terreno de 6 mil metros qudarados localizado nos fundos do Hipermercado Extra, de frente para a Avenida Cívica, para centralizar todos os setores operacionais dos 19 super e hipermercados Shibata espalhados por cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, que totalizam 4 mil funcionários diretos.
Com isso, departamentos como de compras, comercial, marketing e outros ligados diretamente ao comando administrativo do Grupo Shibata serão instalados no prédio, que terá comunicação online e permanente com cada uma das unidades. “O projeto está em fase de aprovação e deve levar 18 meses para se concretizar, então, provavelmente, a obra do edifício-sede do Grupo deve ser concluída no primeiro semestre de 2018”, prevê o diretor.
Segundo Shibata, um dos integrantes da nova geração que hoje está à frente do comando das lojas (leia mais nesta página), para conseguir se manter no mercado nestas quatro décadas e continuar investindo em novos empreendimentos, mesmo em tempos de crise econômica nacional, como o atual, é preciso priorizar o bom atendimento. “Não abrimos mão disso. Focamos em ter uma loja limpa e organizada, com grande variedade de produtos para que o cliente tenha liberdade de escolha de sua marca preferida, preços justos e boas promoções. Respeitamos o consumidor, evitando longas filas e, para isso, dispomos de uma equipe nos setores de atendimento, assim como grande disponibilidade de caixas abertos, e gerentes e liderança preparados para oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores. Além disso, somos otimistas por natureza e acreditamos no diferencial de nossa equipe”, destaca.
Questionado sobre a retomada dos dois hipermercados (Mogilar e Braz Cubas) e dos dois supermercados (Socorro – o primeiro do Grupo – e Mogi Moderno), comandados desde 1999 pelo Grupo Pão de Açúcar, o diretor confirma a meta. Porém, não revela se há possibilidade disso acontecer antes do final do contrato, a exemplo do hipermercado da Vila Industrial e do supermercado da Rua Olegário Paiva, no Centro, já entregues pelo Grupo Pão de Açúcar e reabertos sob a bandeira Shibata em 2004 e 2008, respectivamente. “O nosso contrato vai até novembro de 2019, vamos respeitá-lo até o fim e sempre tratamos com muito respeito esta parceria, mas reassumir as quatro lojas realmente é o objetivo do Grupo”, garante Shibata.
40 anos
A campanha Show de Prêmios, já tradicional nas unidades do Grupo, ganhou uma versão especial para comemorar os 40 anos. Até o início de janeiro de 2017, os consumidores poderão concorrer a 190 prêmios, entre eles, seis automóveis zero quilômetro Etios, da Toyota, 13 vale-compras no valor de R$ 5 mil cada um, iPhones 6 64GB, nobebooks, SmarTVs e iPads. Além disso, para marcar a data, os setores das lojas oferecem promoções de diversos produtos.
Família se mantém no comando
A história do Grupo Shibata começou há 40 nos, em Mogi das Cruzes, quando o casal Massanosuke e Kimie Shibata, e os três filhos – João, Antônio e Paulo – construíram a primeira loja no Bairro do Socorro. Hoje, são 19 unidades – oito hipermercados e 11 supermercados -, em 11 cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral: Mogi das Cruzes (4), Itaquaquecetuba (1), Biritiba Mirim (1), Jacareí (4), Caçapava (1), Taubaté (2), Caraguatatuba (2), São Sebastião (1), Ferraz de Vasconcelos (1), Aparecida (1) e Pindamonhangaba (1). Há ainda quatro lojas Shibata Casa & Presentes (Mogi, Jacareí, Caçapava e Taubaté) e o e-commerce Shibata Casa & Presentes, além de restaurantes e farmácias.
Em 1976, o Grupo abriu o primeiro supermercado, o “Shibatinha”, no Bairro do Socorro, em Mogi. A segunda unidade, o Hipermercado Shibata, foi inaugurada em 1989, no Mogilar. Em 1996, a Vila Industrial ganhou o segundo hipermercado do Grupo e três anos depois veio o investimento no Mogi Moderno, em sociedade com os irmãos Kimoto. No mesmo ano, os Shibata adquiriram dois supermercados da bandeira Mogiano, passaram a administrar seis lojas na Cidade e, ainda em 1999, elas foram negociadas com o Grupo Pão de Açúcar.
O recomeço acontece nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde o Grupo inaugurou uma loja em Caraguatatuba e outra em Jacareí. Em 2001, foram abertas a segunda unidade de Jacareí e a primeira de Taubaté. O Shibata chegou a Biritiba Mirim em 2002 e dois anos depois retomou atividades em Mogi, reabrindo o Hipermercado da Vila Industrial. Em 2005, foi aberta a terceira loja em Taubaté. Em 2008, Caraguatatuba ganhou a segunda unidade e o Grupo inaugurou a segunda loja em Mogi, o Shibata Empório, no Centro, que conta com o Shibata Casa & Presentes. Em 2011, foi a vez da terceira loja de Jacareí, e no ano seguinte, Caçapava recebeu um hipermercado, a terceira Shibata Casa e Presentes e um mini-shopping.
Em 2014, o Grupo abriu supermercados em César de Souza, na Cidade, e São Sebastião, no Litoral Norte. No ano seguinte, Ferraz, Aparecida e Jacareí ganharam lojas Shibata e, em 2016, a rede chegou a Pindamonhangaba.
Hoje, a diretoria é formada pelos fundadores João, Antonio e Paulo e seus 5 filhos: Marisa (diretora administrativa, filha de João), Fernando (diretor de operações, filho de Antonio), Anderson (diretor de TI, filho de Paulo), Éric (diretor comercial, filho de Antonio) e Edson (diretor de Prevenção de Quebras, filho de Paulo), além dos sócios Rubens e Osvaldo Kimoto.