Por Ana Luiza de Carvalho | As franquias no Brasil cresceram 17,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento nominal avançou para R$ 50,85 bilhões. O desempenho superou até o período pré-pandemia. Em relação aos três primeiros meses de 2019, a alta de faturamento foi de 22,6%. Segundo a associação, este é o quinto trimestre consecutivo de crescimento.
De acordo com a ABF, as doze categorias acompanhadas registraram aumento. O líder de faturamento foi o setor de Hotelaria e Turismo, com alta de 37,5% no comparativo anual. Em segundo lugar, com alta de 27% no faturamento, ficou o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Já a Alimentação Food Service (refeições fora do lar), viu a receita crescer 21,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
A ABF afirma que o crescimento de receita no comparativo anual reflete uma recuperação prolongada do turismo, com maior tíquete médio e retomada da demanda reprimida, além da maior demanda por serviços, após o arrefecimento da pandemia de covid.
Entre janeiro e março houve alta de 5% na abertura de unidades, enquanto os fechamentos foram de 2,6%, resultando em saldo positivo de 2,4% nas redes. No primeiro trimestre de 2022, o saldo havia ficado positivo em 0,8%. Ao final de março, as operações de franchising somavam 184,4 mil unidades.
A ABF aponta que pouco mais da metade das operações é representada por franquias em lojas de ruas, com participação de 52%, ante 51,7% no primeiro trimestre de 2022.
Por outro lado, o setor ainda lida com fatores negativos como a pressão de custos, os compromissos financeiros firmados durante a pandemia e a cautela dos consumidores.
Fonte: Valor Econômico