Há um ano, Panvel Clinic representava apenas 0,8% do faturamento da varejista; para a empresa, serviços vieram para ficar
Por Raquel Brandão
O grupo gaúcho de distribuição de medicamentos Dimed colocou entre suas estratégias de crescimento fortalecer e ampliar a gama de serviços oferecidos por sua rede de farmácias, a Panvel. No segundo trimestre, colheu alguns frutos dessa aposta. A participação da Panvel Clinic (nome dado à divisão de serviços) na receita total do varejo saltou de 0,8% em 2020 para 5,4% em 2021.
“A importância dos serviços em farmácias mudou e veio pra ficar. E estamos estruturados para isso”, disse o diretor financeiro e de relações com investidores da Dimed, Antônio Carlos Napp, em teleconferência de resultados. No segundo trimestre, o bom desempenho dos serviços foi um fator que ajudou a companhia a registrar um aumento de 24,6% na receita líquida, para R$ 776,8 milhões. O lucro líquido atribuído aos controladores foi de R$ 20,3 milhões, 13,2% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ao todo, a empresa oferece mais de 100 serviços, como vacinas, testes e exames, incluindo os testes de covid-19. Somente em junho, a empresa realizou 86.200 testes para a detecção da doença. Além disso, a Dimed firmou parceria com o poder público em alguns locais em que atua, como com a Prefeitura de Porto Alegre, para que suas farmácias fossem pontos de vacinação contra a covid-19. Já foram mais de 60 mil doses aplicadas. Mas a companhia também tem crescido no oferta privada vacinas, como a da H1N1, totalizando mais de 120 mil aplicações.
“Os serviços têm o papel de também trazer maior frequência e ajudam a incrementar a cesta de compras e o tíquete médio”, diz Napp. Segundo ele, pela sazonalidade, a participação dos serviços no terceiro e quarto trimestres deve vir em nível um pouco menor do que o do segundo trimestre, mas ainda em patamares mais elevados do que a empresa registrava.
“Estamos muito focados em digitalizar cada vez mais nossos serviços e em trazer mais opções. Não temos dúvida de que o mercado endereçável da farmácia aumentou, em especial o de prevenção”, afirmou o diretor. Atualmente, a Panvel Clinic está em 286 lojas e totaliza 60 salas de vacinação. E agora, toda loja Panvel aberta vem com a operação de serviços.
A expansão física da Panvel é outro caminho de crescimento observado pela companhia. No trimestre, a empresa colocou o pé no acelerador abrindo 20 lojas. A meta no ano é de 65 inaugurações e a projeção para 2022 é de outras 65 unidades. O foco da companhia segue nos Estados do Sul, com Santa Catarina e Paraná concentrando as aberturas no próximo ano.
“As novas lojas estão trazendo resultado mais rápido do que esperado”, disse Napp, acrescentando que as unidades inauguradas recentemente têm conseguido, em menos de 12 meses, 80% das vendas de uma loja madura.
Mas a lógica por trás das aberturas passa também por acelerar os canais digitais, como site e aplicativo. “A loja física é e continuará sendo o chave para que todos os pilares sejam atendidos”, disse Napp referindo-se ao plano de expansão da operação on-line. No trimestre, a penetração desses canais chegou a 16,1% das vendas no varejo, com 31% das entregas já sendo realizadas em até uma hora.
Fonte: Valor Econômico